Corinthians e Palmeiras têm 9 baixas após 4 meses de parada; veja mudanças
Corinthians e Palmeiras ficarão, enfim, frente a frente em clássico válido pela décima rodada do Campeonato Paulista. O duelo acontecerá depois de quatro meses de paralisação devido à pandemia do novo coronavírus. A bola rola a partir das 21h30, em Itaquera, sem a presença de torcedores.
A janela sem jogos resultou em mudanças profundas no cenário do dérbi. O Corinthians, por exemplo, teve tempo para estancar a crise em campo. Antes da paralisação do campeonato, o time alvinegro acumulava cinco partidas sem vencer no Estadual.
Em contrapartida, o Palmeiras, de acordo com avaliação do técnico Vanderlei Luxemburgo, vinha em ascensão. Em entrevista concedida na última sexta-feira (17), o treinador destacou a postura da equipe na vitória por 3 a 1 sobre o Guaraní-PAR, pela Libertadores, em 10 de março.
Em relação a quatro meses atrás, os dois times têm menos peças à disposição do que o que teriam naquele jogo. Do lado corintiano, saíram do elenco Pedrinho, Vagner Love, Yony González, Pedro Henrique e Richard. Além deles, o volante Cantillo, com covid-19, não joga.
Pelo alviverde, apenas Dudu, o melhor do time, deixou o elenco. Mas a equipe de Vanderlei Luxemburgo tem outros problemas: Marcos Rocha, suspenso, Gustavo Gómez, com problemas contratuais e covid-19, e Gabriel Veron, lesionado, estão fora. Em contrapartida, o Palmeiras poderá contar com Rony, que está à disposição após o clube obter um efeito suspensivo.
Dessa forma, o número de peças que os dois times não terão à disposição, na comparação com a data inicial do jogo, soma nove atletas -- fora Marcos Rocha, suspenso, e o atacante Jô, que já treina com o alvinegro, mas não foi inscrito a tempo.
Formação dos times
No Corinthians, as mudanças foram menos impactantes. Apesar de perder Pedrinho, negociado com o Benfica, a equipe do técnico Tiago Nunes terá o retorno do meia Ramiro, que estava lesionado antes da parada. O lateral esquerdo Sidcley também volta ao time, agora em melhor forma física.
Recém-contratado, o atacante Jô não poderá reforçar o Corinthians. O jogador, que voltou ao clube para uma terceira passagem, não foi inscrito a tempo e só entrará em campo caso o time alvinegro obtenha a classificação às quartas de final.
Do lado palmeirense, o time perde a sua maior referência técnica dos últimos cinco anos e meio. Sem Dudu, o técnico Vanderlei Luxemburgo também não tem um possível substituto, o jovem Gabriel Veron. Já Gustavo Gómez, titular absoluto, verá Vitor Hugo em seu lugar.
O Corinthians tem uma tarefa complicada na retomada do Estadual. A duas rodadas do fim da fase de grupos, a equipe soma 11 pontos, cinco a menos que o Guarani, segundo colocado do Grupo B. Os corintianos têm três pontos de vantagem para o Botafogo, o primeiro time da zona de rebaixamento. No domingo, o time alvinegro enfrenta o Oeste em Barueri.
O Palmeiras é o vice-líder do Grupo B do Paulistão, com 19 pontos, e está perto da classificação às quartas de final. A equipe alviverde tem a mesma pontuação do líder Santo André, que fica à frente pelo número de vitórias. O terceiro colocado da chave é o Novorizontino, com 16 pontos. Na última rodada da fase de grupos, os palmeirenses recebem o Água Santa. O jogo será no próximo domingo (26).
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x PALMEIRAS
Data: 22 de julho de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (11ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Mendez, Gil e Sidcley; Gabriel e Camacho; Ramiro, Luan e Janderson; Boselli. Técnico: Tiago Nunes
PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Vitor Hugo e Matías Viña; Ramires, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Luiz Adriano e Willian. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.