Gauchão volta com Gre-Nal para 'cumprir tabela' e garantir campeonato
O Campeonato Gaúcho está de volta e com Gre-Nal. Hoje, às 21h30 (de Brasília), Inter e Grêmio entram em campo no estádio Centenário, em Caxias do Sul, para o jogo da quarta rodada do returno do torneio. A partida não vale muito para a classificação, mas tem importância vital na conclusão da disputa.
O clássico carrega a simbologia de retorno dos jogos no Rio Grande do Sul após a paralisação em razão da pandemia de Covid-19. Depende muito do sucesso dele a sequência do Estadual.
Sob todos os holofotes do Estado, se o Gre-Nal mostrar que os protocolos de saúde deram certo, o Gauchão ganha fôlego para seguir até meados de agosto — ainda não existe data oficial para possível finalíssima. Caso contrário, o torneio pode ser encerrado prematuramente.
"Não estamos aqui para fazer experiência com nenhum profissional que estará trabalhando. Quando buscamos assessoria de infectologistas, médicos renomados, buscamos autorização com prefeitos e equipes de segurança para voltar, não pensamos em fazer nenhum tipo de laboratório. Tivemos coragem de levar o protocolo para o governo do Estado no momento em que toda equipe de trabalho se sentiu segura de apresentar um modelo que minimizasse o risco dos envolvidos. Qualquer coisa diferente disso nos deixará frustrados. Todos os jogos têm a mesma importância e responsabilidade", disse o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman.
Prefeituras de várias cidades se negaram a receber jogos. Porto Alegre vetou o Gre-Nal, Novo Hamburgo também impossibilitou a partida, Pelotas adiou o Bra-Pel e São Leopoldo só aceita receber jogos em que o Aimoré seja mandante. Desta forma, os jogos da quarta rodada ocorrerão em três sedes: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Lajeado.
Seguindo protocolo imposto pela FGF, os clubes passam por testes periódicos para o novo coronavírus e se mantém em regime de concentração para os três jogos restantes da fase de grupos. Uma nova bateria de testes será realizada antes das eliminatórias, para os classificados.
Na véspera do clássico, a dupla Gre-Nal teve jogadores que testaram positivo. No Grêmio foi o terceiro caso desde o início da pandemia, no Inter o quinto.
Na classificação, Inter e Grêmio lideram seus grupos. O Internacional tem sete pontos e está quatro à frente do vice-líder, Novo Hamburgo. A classificação para a próxima fase está encaminhada. O Grêmio soma nove pontos e está dois à frente do segundo colocado, Caxias. Na chave do Tricolor a situação é mais apertada. O terceiro colocado, Esportivo, e o quarto, São José, somam seis pontos e também disputam vaga nas semifinais.
Internacional e Grêmio disputam o primeiro lugar da classificação geral do campeonato, é verdade. O time de Eduardo Coudet tem dois pontos a mais (20) e lidera a tabela. Mas o status confere vantagem, de acordo com o regulamento, que perdeu força com as alterações necessárias durante a pandemia: mando de campo em eventual final. Além de serem jogos sem torcida, atualmente a dupla Gre-Nal sequer tem aval para atuar em casa em possível decisão. Assim, o Gre-Nal 425 tem mais peso simbólico que prático. Mas é Gre-Nal.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL X GRÊMIO
Data e hora: 22/07/2020 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: Rafael Alves e Mauricio Penna
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Saravia, Rodrigo Moledo, Cuesta e Moisés; Musto, Edenílson, Marcos Guilherme e Boschilia; D'Alessandro e Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet
GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Pepê), Jean Pyerre e Everton; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.