Reforço de R$ 131 milhões do Dortumund rebate post racista contra ele
O meia Jude Bellingham, 17, foi alvo de um comentário racista na sua despedida do Birmingham, da Inglaterra. O jogador deixou o clube para ir ao time do Borussia Dortmund, que pagou 22 milhões de euros (cerca de R$ 131 milhões) por um contrato de três anos.
O momento de alegria e carinho dos torcedores ingleses teve um episódio de ódio, com uma conta afirmando que Jude "só pensava em dinheiro" em razão da cor da sua pele.
Após a derrota do Birmingham por 3 a 1 para o Derby County, pela segunda divisão do futebol inglês, o clube postou uma foto de Jude emocionado e escreveu: "não é um adeus, é um 'te vejo mais tarde'".
Um post crítico ao jogador dizia que "Jude era um talento superestimado e tão inútil" e que ele "só pensa em dinheiro. Ele é preto. Os negros pensam apenas em dinheiro". A publicação foi apagada e ainda não se sabe se o comentário foi feito por uma conta de um torcedor.
Segundo informações da BBC, a polícia do município de West Midlands investiga o caso.
Jude respondeu ao comentário em um storie no seu Instagram oficial.
"Não me considerar como jogador ou até não gostar de mim como pessoa está tudo bem. Mas alguém usar minha raça e estereótipos vergonhosos para criticar uma decisão que tomei para minha carreira está além de mim. Os tempos precisam mudar. É preciso fazer mais", escreveu.
Em entrevista para a BBC Rádio WM, o jovem jogador agradeceu a equipe inglesa. "Sei o quanto esse clube significa para mim. Sempre haverá um lugar enorme em meu coração. É o meu clube, o clube que apoio, e tem sido um privilégio poder jogar aqui".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.