Topo

Internacional

Musto convive com rotina de cartões no Inter e ganhou até cartaz da torcida

Musto, do Internacional, foi expulso no primeiro tempo do Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão - Renato Padilha/AGIF
Musto, do Internacional, foi expulso no primeiro tempo do Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão Imagem: Renato Padilha/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2020 04h00

Damián Musto levou cartão amarelo na retomada do Campeonato Gaúcho. O volante argentino de 33 anos foi advertido em falta cometida ainda no primeiro tempo e por pouco não levou vermelho quando cometeu pênalti em Kannemann. A sequência de cartões acompanha a carreira do marcador e até virou brincadeira na torcida do Internacional.

"Hoje tem amarelo do Musto", dizia cartaz que tomou o Beira-Rio nos jogos antes da paralisação nas competições em razão da pandemia de novo coronavírus. A frase faz referência ao que a torcida do Flamengo dizia sobre Gabigol. No caso do atacante, em vez do cartão é gol.

E o torcedor não está errado. Ao longo da carreira, Damián Musto é marcado por receber muitos amarelos. Em sua última temporada no Racing, na Argentina, foram seis em 21 jogos, média de 0,28 por partida. O número cresceu quando ele se transferiu para o Tijuana, do México. Por lá, foram 23 cartões amarelos em 40 partidas, atingindo 0,57 de média. E ainda houve dois cartões vermelhos. Na temporada seguinte, no Huesca, da Espanha, foram 12 amarelos em 25 compromissos. 0,48 de média.

Pelo Internacional desde o começo deste ano, Musto já disputou 11 jogos, e a sina de cartões se mantém. São seis amarelos, gerando média de 0,54. Ainda houve um vermelho.

Somando as quatro últimas temporadas são 97 jogos e 47 cartões amarelos, totalizando 0,48 por partida.

"Nós normalmente tentamos jogar com apenas um volante central. E é ele que está mais propenso a este tipo de situação, que acaba levando mais cartões. Depois, entrou Lindoso no lugar do Musto e também levou cartão. Eles têm que cobrir uma faixa grande de campo e isso acontece", disse o técnico Eduardo Coudet.

Homem de confiança do treinador argentino, Musto tem vínculo com o Internacional até o fim do ano. Emprestado pelo Huesca, ele aguarda definir a situação nos próximos dias, de olho em permanecer em Porto Alegre.

"Sei que estão falando, estão esperando definir a situação do Huesca, que termine o campeonato para falar tranquilo. Sei que nessas próximas semanas se definirá toda a situação. Esperamos que se defina da melhor maneira", comentou o volante em entrevista coletiva.

O Internacional volta a campo no próximo amanhã (25) para encarar o Esportivo, em Bento Gonçalves, pela quinta rodada do segundo turno do Gauchão.

Internacional