Topo

Fluminense

Por que renovação de Wellington Silva ficou para últimos dias no Fluminense

Wellington Silva está em sua terceira passagem pelo Fluminense e deve renovar seu contrato - Mailson Santana/Fluminense FC
Wellington Silva está em sua terceira passagem pelo Fluminense e deve renovar seu contrato Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2020 04h00

Reforço do Fluminense no início da temporada, Wellington Silva está em sua última semana de contrato. O desejo dele e do Tricolor é pela renovação, que ainda não foi sacramentada por alguns detalhes.

A pandemia do novo coronavírus modificou bastante a dinâmica do futebol brasileiro. Um ponto, em especial, é crucial para os clubes: o calendário do Brasileirão, que foi estendido até fevereiro de 2021. No país, os contratos geralmente se enceram em 31 dezembro. Wellington é uma delas: seu vínculo de quatro anos, assinado em julho de 2016, se encerra no último dia deste mês.

Considerado uma joia das divisões de base do Flu em Xerém, o atacante deixou o Brasil antes mesmo de completar 18 anos, em 2010, vendido ao Arsenal. Sem conseguir o visto necessário para atuar na Premier League, foi emprestado a pequenos clubes de Inglaterra e Espanha até voltar ao Tricolor seis anos mais tarde.

Com um salário considerado alto pela gestão do então presidente Pedro Abad, foi emprestado sem custos ao Internacional até o fim de seu contrato, onde chorou ao citar o Fluminense em sua apresentação, demonstrando carinho pelo clube que o formou.

Sem espaço com o novo técnico Eduardo Coudet no Colorado e com interesse mútuo pelo retorno devido à ótima relação com a diretoria e o técnico Odair Hellmann, Wellington Silva retornou ao Tricolor para a temporada ainda sob o mesmo vínculo.

Wellington Silva, do Fluminense, comemora gol diante do Botafogo pelo Campeonato Carioca - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Wellington Silva voltou ao Fluminense em 2020; jogador está próximo de renovar contrato
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

A ideia, desde sua chegada, era negociar com calma uma extensão de contrato até o fim de 2021. Com a pausa por conta do coronavírus — que inclusive o jogador acabou contraindo —, entretanto, as negociações se arrastaram. Seu empresário, Alexandre Soares, reside em Londres, onde está neste momento, e as tratativas têm sido feitas de maneira remota, por telefone e reuniões de vídeo.

Também por isso, o negócio demora um pouco mais para ser sacramentado. A boa relação da diretoria com o estafe do jogador é quase uma garantia de que ele ficará no clube, mas ainda não há martelo batido no tempo do novo vínculo. Há a possibilidade de uma renovação curta até o fim do Campeonato Brasileiro, ou mesmo a assinatura de um compromisso mais extenso, até dezembro de 2022.

O assunto será resolvido até a próxima sexta-feira (31), quando o vínculo se encerra. Hoje (24), Wellington Silva voltará aos treinos após testar negativo para Covid-19. O atacante de 27 contraiu a doença, mas esteve assintomático e manteve atividades físicas em casa durante o período em isolamento social. Com a camisa do Fluminense, o atacante disputou 91 jogos e marcou 13 gols.

Fluminense