Topo

Bar tcheco tem 109 casos de covid-19, incluindo jogadores de futebol

Foto interna do bar Techtle Mechtle, em Praga - Reprodução/Facebook
Foto interna do bar Techtle Mechtle, em Praga Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 08h16

Um bar da República Tcheca está ligado a 109 casos do novo coronavírus. O local teve presença de jogadores de futebol e virou foco de contaminação da covid-19, de acordo com as autoridades locais.

O evento que deu origem à contaminação em massa, de acordo com a agência Xinhua, foi uma festa de aniversário realizada em Praga, capital do país, há cerca de duas semanas, em 11 de julho.

Segundo o The Guardian, havia jogadores de futebol de clubes locais no bar, chamado Techtle Mechtle.

Cerca de 270 pessoas foram colocadas em quarentena depois que se começou a descobrir os casos da doença.

"É um grupo de pessoas jovens que se encontrou e, como eles são muito ativos e tem muitos contatos, a doença se espalhou e chegou a 109 casos", disse Zdenka Jagrova, responsável pela agência sanitária local, segundo a Xinhua.

Os participantes da festa não usaram proteção, como máscaras e chegaram a tomar drinques de copos compartilhados.

O local se manifestou no Facebook: "Podemos confirmar que o nosso clube recebeu uma menina que aparentemente tinha a covid-19 e participou de uma festa com uma mistura de jovens atletas de Praga e os infectou."

E acrescentou: "É claro que continuaremos a medir as temperaturas dos visitantes e a exigir comportamento responsável tanto para nós mesmos como para com o público".

Na quinta-feira (23), a boate anunciou que foi fechada por dois dias para ser desinfetada.

Até aqui, a República Tcheca registra quase 15 mil casos e 365 mortes pela covid-19.

Campeonato tcheco é encerrado

A liga que organiza a primeira divisão do Campeonato Tcheco (ALF) decidiu encerrar ontem, com uma rodada de antecedência, o torneio do rebaixamento, por causa de uma segunda onda de casos de infecção pelo coronavírus.

"Após a quarentena obrigada ao Opava, não é possível acabar a temporada nas datas que estavam acordadas pelos clubes", explicou a ALF, em comunicado.

A equipe mencionada no texto teve registrado ontem - dia do jogo com o Sigma Olomouc -, um caso entre os integrantes do elenco, por isso, todos os jogadores precisaram ser isolados.

A liga optou por não rebaixar nenhum participante e subir dois, o que fará que a próxima temporada tenha 18 times.

Por causa da pandemia da Covid-19, o Campeonato Tcheco chegou a ficar paralisado entre 12 de março e 25 de maio. O Slavia Praga conquistou o título da competição.