Time espanhol inova e homenageia rivais em braçadeiras nos jogos de La Liga
A braçadeira dos capitães de times de futebol espalhados pelo mundo inteiro não é algo que chama a atenção dos torcedores. Atual campeão da segunda divisão do Campeonato Espanhol, o Huesca conseguiu destacar a faixa do líder da equipe ao inovar com homenagens aos adversários.
É exatamente isso. Em cada jogo da La Liga, o Huesca produziu braçadeiras que mostrassem a cultura e identidade das cidades dos adversários da segunda divisão espanhola. Ao todo, foram 21 braçadeiras diferentes utilizadas pelo capitão Jorge Pulido ou seu substituto.
Quando o Huesca enfrentou o Cádiz — outro time que subiu para a elite do Campeonato Espanhol —, a braçadeira de Pulido apresentava um violão espanhol, em referência à cultura Chirigota, um gênero de canto coral originário da província da equipe adversária.
Já para o duelo contra o Real Zaragoza, o Huesca bolou uma braçadeira com um símbolo representando uma ventania, porque a sede do rival local é conhecida como "A Cidade dos Ventos".
A Espanha é composta por 17 comunidades autônomas e duas cidades autônomas. Por esse motivo, é um país cosmopolita, com muitas culturas e tradições diferentes. A ideia do Huesca ao fazer essa braçadeira é justamente celebrar essa diversidade.
"Podemos ser rivais em campo, mas também é necessário estabelecer vínculos entre as cidades", explicou o diretor de comunicações da SD Huesca, Jara Echeverría, em entrevista ao jornal espanhol El País. "O futebol é a melhor maneira de promover a beleza de nossas regiões", acrescentou.
Uma das braçadeiras mais significativas da temporada foi na primeira partida após a pausa por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Como forma de gratidão aos profissionais envolvidos no combate à Covid-19, o Huesca colocou desenhos de médicos, motoristas, enfermeiros e outros.
Agora, o Huesca poderá levar essa inovação à primeira divisão do Campeonato Espanhol. A equipe subiu à elite após marcar 70 pontos, em 42 partidas — foram com 21 vitórias, sete empates e 14 derrotas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.