Topo

Santos

Marinho marca duas vezes, mas Santos sofre virada para o Novorizontino

Do UOL, em São Paulo

26/07/2020 18h07

Pela última rodada da fase de grupos do Paulistão, o Santos foi surpreendido pelo Novorizontino e sofreu a virada por 3 a 2 na Arena Corinthians, em São Paulo. O time de Jesualdo Ferreira abriu a vantagem com dois gols de Marinho, mas após a expulsão de Uribe a qualidade caiu e o time de Novo Horizonte virou o jogo com gols de Cleo Silva, Batista e Guilherme Queiroz.

Pelas regras do Campeonato Paulista, o Novorizontino não conseguiu avançar para as quartas de final. Apesar da quinta colocação na classificação geral, o time ficou em terceiro no Grupo B, que teve Santo André e Palmeiras avançando à próxima fase.

Já o Santos foi apenas a nona melhor campanha entre todos os times, porém está classificado por conta da liderança no Grupo A. O time enfrentará a Ponte Preta, vice no grupo. Reunião na Federação Paulista amanhã (27) definirá a data, hora e local do confronto.

Marinho: "mini míssil" teleguiado

O atacante Marinho não foi nada "aleatório" na tarde de hoje e foi o grande destaque santista em campo. Seus dois gols foram frutos de muita eficiência: o primeiro num chute de longa distância e o segundo apenas com o trabalho de empurrar às redes.

Faltou sorte ao Uribe

Uribe voltou a ser titular, mas não conseguiu aproveitar tão bem a oportunidade. Teve um primeiro tempo apagado e pareceu ter virado a chave ao dar a assistência para o segundo gol de Marinho. Porém, poucos minutos depois foi expulso, fato que desestabilizou o Santos e permitiu o começo da virada do Novorizontino.

Cronologia do jogo

O Santos dominou o primeiro tempo em Itaquera, sendo responsável pelas melhores oportunidades. A melhor delas resultou no gol marcado por Marinho, aos 16 minutos. Ele recebeu a bola cruzada por Pará, cortou para o meio e soltou do meio de campo para abrir o placar. Uribe chegou a ter uma outra boa oportunidade nos minutos finais, mas não alcançou a bola.

O segundo tempo começou agitado para o Santos. Aos 2 minutos, Marinho marcou novamente. Desta vez ele só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. Três minutos depois, Uribe, que foi o responsável pela assistência, fez falta em Léo Santiago e recebeu cartão vermelho direto.

A expulsão deu uma desestabilizada no Santos e permitiu uma reação rápida ao time de Novo Horizonte. Aos 12 minutos, Cleo Silva invadiu a área e, com calma, soltou uma bomba para diminuir. Depois, aos 16, o juiz entendeu que a bola bateu no braço de Diego Pituca e marcou pênalti. Apesar de ir para o mesmo lado, Vladimir não conseguiu alcançar a bola chutada por Guilherme Queiroz.

Sendo obrigado a fazer mudanças e ainda com o peso do pênalti marcado incorretamente, o Santos deixou o caminho aberto para o Novorizontino alcançar a virada. O terceiro gol saiu aos 35 minutos, com Batista subindo sozinho para fazer de cabeça.

Novorizontino mandante... em Itaquera!?

Novo Horizonte é uma das cidades que ainda não estão nas fases mais avançadas do plano de reabertura do Governo do Estado. Por conta disso, o Novorizontino teve de jogar longe da sua casa. A Arena Corinthians foi o palco da última partida do time, que estreou seu novo terceiro uniforme. Como mandante, o time teve o privilégio de contar com o "apoio virtual" dos seus torcedores no telão e em fotos nas arquibancadas.

22 minutos de intervalo

Além dos 15 minutos que a regra exige, Santos e Novorizontino esperaram mais sete minutos em campo para dar reinício ao jogo. O motivo foi um pedido da Federação Paulista para que todos os jogos da rodada fossem recomeçados ao mesmo tempo.

Pedra no sapato

O retrospecto contra o Novorizontino não é nada favorável aos santistas. Este foi o quinto confronto entre os dois times no Paulistão, sendo três derrotas diante do time de Novo Horizonte, uma vitória e um empate.

FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO 3 X 2 SANTOS

Data: 26 de julho de 2020, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (12ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Vinicius Furlan
Auxiliares: Vitor Carmona Metestaine e Leonardo Tadeu Pedro

Gols: Marinho (Santos) aos 16' do 1º tempo e aos 2' do 2º tempo; Cleo Silva (13' do 2º T), Guilherme Queiroz (16' do 2º T) e Batista (38' do 2º T) para o Novorizontino

Cartões amarelos: Nando, Adilson Goiano e Guilherme Queiroz (Novorizontino); Anderson Ceará (Santos)

Cartão vermelho: Uribe (Santos)

NOVORIZONTINO: Oliveira; Lepu (Nando), Adriano Mina, Bruno Aguiar e Reverson (Paulinho); Adilson Goiano (Bruno Santos); Leo Baiano e Vinicius Kiss (Pereira); Cleo Silva, Guilherme Queiroz (Batista) e Leo Santiago. Técnico: Roberto Fonseca

SANTOS: Vladimir; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca (Tailson) e Jean Mota (Sandry); Soteldo (Anderson Ceará), Marinho (Arthur Gomes) e Uribe. Técnico: Jesualdo Ferreira

Santos