De Luxa a Dudu e até estádio: o que mudou no Palmeiras após última decisão
Do banco de reservas à liderança em campo, incluindo o próprio estádio e o cenário atípico diante da pandemia do novo coronavírus. É diante de mudanças profundas que o Palmeiras tentará voltar a uma semifinal de Campeonato Paulista na noite desta quarta-feira (29), às 21h30, contra o Santo André, no Allianz Parque.
A Arena alviverde volta a receber uma decisão do Palmeiras depois de exato um ano. No fim de julho de 2019, a equipe palmeirense eliminou o Godoy Cruz, da Argentina, nas oitavas de final da Libertadores. Na fase seguinte, foi eliminado pelo Grêmio no Pacaembu, depois da impossibilidade de atuar no Allianz Parque, que recebeu um show de música próximo da data do duelo.
O retorno ao Allianz Parque em meio a uma decisão será marcado ainda por uma série de mudanças no próprio estádio. A Arena do Palmeiras estreou o gramado sintético em fevereiro. Para se adaptar a isso, os jogadores alviverdes passaram a treinar no mesmo piso na Academia de Futebol.
O jogo também não terá a presença de torcedores, assim como aconteceu nas duas rodadas anteriores no Estadual. A medida faz parte do protocolo adotado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em meio à pandemia.
Líder técnico vai embora
Em campo, as mudanças mais intensas passam pela saída de Dudu, maior ídolo do clube nas últimas cinco temporadas e meia. Sem o atacante, que acertou com o Al-Duhail, do Qatar, o clube ainda espera por um líder técnico em campo.
Dois jogadores foram contratados pelo clube para 2020: o atacante Rony e o lateral esquerdo Matias Viña. A lista de jogadores que saíram é bem mais extensa e traz nomes como Borja e Deyverson, além de Fernando Prass. Até mesmo o comando do futebol está em outras mãos, passando de Alexandre Mattos para Anderson Barros, que mudou o estilo no clube no Mercado da Bola.
Dois técnicos demitidos
Depois da derrota para o Grêmio no Pacaembu, o Palmeiras já viu a queda de dois técnicos. Primeiro, Luiz Felipe Scolari. Poucos meses depois, foi a vez de Mano Menezes. A chegada de Vanderlei Luxemburgo para a sua quarta passagem pelo clube ainda resultou em mais uma mudança marcante.
Com o treinador, Felipe Melo passou a atuar como zagueiro, deixando a posição de volante aberta para uma disputa entre jogadores experientes, como Bruno Henrique e Ramires, e jovens, como Patrick de Paula e Gabriel Menino.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x SANTO ANDRÉ
Data: 29 de julho de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (quartas de final)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: Marcio Henrique de Gois
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez (Vitor Hugo) e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Bruno Henrique e Willian; Zé Rafael (Raphael Veiga), Luiz Adriano e Rony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SANTO ANDRÉ: Ivan; Ricardo Luz, Rodrigo, Willian Goiano e Julinho; Nando Carandina, Vitinho Shimith, Rodrigo Yuri e Vitinho; Ramon e Guilherme Garré. Técnico: Paulo Roberto Santos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.