Porque Tiago Nunes chegou para dar 'cara nova' e hoje se orgulha da defesa
O técnico Tiago Nunes chegou ao Corinthians com a missão de emplacar uma "cara nova" no sistema de jogo do time. O próprio treinador encabeçou o discurso do futebol bonito, ofensivo, desde a sua apresentação no início do ano. Aliás, ele não ficou só nas palavras, tanto que colocou o Alvinegro no ataque e dispensou até ídolos, como Ralf e Jadson, que poderiam atrapalhar o fim da era do "ferrolho defensivo", utilizado por Tite, Mano Menezes e, principalmente, por Fábio Carille.
O problema é que o Corinthians foi eliminado prematuramente da Copa Libertadores jogando para frente e precisou da ajuda do São Paulo para não cair na fase de grupos do Campeonato Paulista. Foi o necessário para que Tiago Nunes voltasse mais cauteloso após a parada do futebol por conta da pandemia do coronavírus.
Segundo apurou o UOL Esporte, a parada serviu para Tiago Nunes ouvir conselhos, conhecer mais o clube e entender que a mudança do sistema de jogo corintiano precisava ser mais moderada, quer dizer, menos radical. Com isso, o treinador passou a valorizar mais a defesa.
Aliás, Tiago Nunes agora até se orgulha da defesa corintiana. "Vamos valorizar as duas vitórias seguidas e sem sofrer gols principalmente", afirmou o técnico logo após a vitória contra o Oeste.
Em dois jogos após o retorno do futebol (contra Palmeiras e Oeste), o Corinthians venceu sem sofrer gols e ainda viu o sistema defensivo resolver lá na frente.
Na vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, o zagueiro Gil marcou o gol da vitória, enquanto Cássio fechou a meta com cinco defesas impressionantes, a mais difícil em chute rasteiro do atacante Willian.
Na partida seguinte, no êxito contra o Oeste por 2 a 0, o camisa 12 voltou a se destacar no primeiro tempo. Além disso, o zagueiro Danilo Avelar abriu o placar na primeira finalização a gol do Timão na partida. No finalzinho, o volante Éderson, que chegou para brigar por posição como primeiro volante, apoiou o ataque e fez um belo gol.
Tiago Nunes impressiona a todos taticamente no dia a dia do Corinthians, mas foi aconselhado a entender que não era o suficiente para ser vencedor no clube paulista. O treinador agora acerta a defesa, mas não deixa de lado seu lado criativo.
A zaga não conta com nenhum jogador "brucutu", termo utilizado no futebol para atletas com pouca qualidade técnica e mais força física em campo. Tiago Nunes inovou com Danilo Avelar na zaga ao lado Gil. Os dois iniciam a saída de bola com qualidade. Avelar mostrou que pode dar certo jogando do lado esquerdo da defesa. Além da adaptação mais fácil por ser canhoto, ele tem bom passe, sempre foi um lateral mais defensivo e faz a diferença na bola área — tanto na defesa, como no ataque.
Desta forma, o torcedor pode esperar um Corinthians mais equilibrado para o duelo contra o Red Bull Bragantino, amanhã (30), às 19h (de Brasília), no Morumbi, pelas quartas de final da Campeonato Paulista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.