Topo

Tiago Nunes testa trabalho e paciência do Corinthians contra o Red Bull

Tiago Nunes, técnico do Corinthians, já começa a sentir pressão no clube paulista - Rodrigo Coca
Tiago Nunes, técnico do Corinthians, já começa a sentir pressão no clube paulista Imagem: Rodrigo Coca

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/07/2020 04h00

O Corinthians joga mais uma decisão na temporada 2020, diante do Red Bull Bragantino hoje (30), no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Além da busca pelo inédito tetracampeonato estadual, a vitória contra o time de Bragança Paulista fortalece o trabalho do técnico Tiago Nunes.

O treinador não entra em campo com o cargo ameaçado em caso de eliminação, mas ele já começa a testar a paciência da diretoria do Alvinegro. O presidente Andrés Sanchez é conhecido por não demitir facilmente os seus treinadores. Tiago Nunes, no entanto, já colecionaria a segunda eliminação em poucos meses de trabalho, uma vez que o clube caiu na segunda fase preliminar da Copa Libertadores.

No entanto, mais do que resultados o que preocupa é a instabilidade técnica e táctica do time de Tiago Nunes. Elogiado por seus treinos modernos, o treinador também coleciona críticas internas. Entre elas a falta de sequência de uma mesma formação, ausência de equilíbrio entre o sistema defensivo e ofensivo e, principalmente, entender a grandeza do Corinthians e tudo que gira entorno do clube paulista.

Não há previsão de demissão se o time for eliminado — caso não seja uma derrota vexatória —, mas é inquestionável que Tiago Nunes iniciaria o Campeonato Brasileiro bastante pressionado e não poderia nem pensar em tropeço na estreia diante do Atlético-GO em 9 de agosto, na Arena Itaquera.

Tiago Nunes, aliás, já sente a pressão. O treinador chegou com discurso ousado de 'mudança de cultura' de futebol no clube, com o fim da "era defensiva" — encabeçada por Mano Menezes, Tite e, principalmente, Fábio Carille —, e o início de uma escala ofensiva e ousada em campo.

No entanto, a transição do futebol defensivo para o ofensivo ainda não pôde ser vista no Timão. Tiago Nunes alega que essa "transformação" depende de um entrosamento de mais de 40 jogos e repetiu o discurso em entrevista coletiva ontem (29). O problema é que para chegar aos 40 jogos, o treinador corintiano sabe que precisa de resultados.

"É muito mais voltado para o meu perfil de ideias. Eu fui contratado por ter um perfil mais parecido com o que Andrés [presidente] e Duílio [diretor] queriam implementar. E você precisa entender o lugar que você está chegando. A gente vive um momento em que todas as pessoas são rotuladas, vivemos um mundo de rótulos. Eu, em nenhum momento desde que eu cheguei aqui, me rotulei um treinador ofensivo, sou um treinador desportivo como falei inúmeras vezes", afirmou Tiago.

"Sei que o que me trouxe para cá foram as atuações do clube anterior [Athletico-PR], ideias que carrego há uma década, mas tudo isso tem um prazo pra colocar em prática. São dez a 12 anos numa ideia, e de maneira imediata quer mudar? Vai ter alternância de ritmo, momentos bons e ruins. Quando cheguei, falei em 30 a 40 jogos para ver a naturalidade em campo. Com 14 jogos até agora, se cria uma exigência imediata de resultado", disse.

O UOL Esporte revelou que a parada serviu para Tiago Nunes ouvir conselhos, conhecer mais o clube e entender que a mudança do sistema de jogo corintiano precisava ser mais moderada, quer dizer, menos radical. Com isso, o treinador passou a valorizar mais a defesa, sistema que traz mais orgulho ao técnico. O time voltou com duas vitórias e nenhum gol sofrido, além de vencer com gols de seus defensores.

Everaldo pode ser desfalque; Jô é reforço

O atacante Everaldo, que sentiu dores na parte posterior da coxa esquerda e foi substituído no primeiro tempo da vitória contra o Oeste, é dúvida para o jogo. Ele não está vetado, mas tem poucas chances de atuar.

A boa novidade é a reestreia de Jô, inscrito para esta fase do Campeonato Paulista. O camisa 77 já retorna como titular na vaga de Mauro Boselli, que sofreu fratura na face e passou por processo cirúrgico na última segunda-feira (27). O argentino passa bem, mas sem condições de jogo.

FICHA TÉCNICA:

RED BUL BRAGANTINO x CORINTHIANS
Data e horário:
30/07/2020 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Neuza Ines Back e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Thiago Duarte Peixoto

RED BUL BRAGANTINO: Júlio César; Aderlan; Fabrício Bruno, Ligger e Edimar; Ricardo Rayller, Weverson e Vitinho (Matheus Jesus); Artur, Morato e Ytalo. Técnico: Felipe Conceição.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos Augusto; Gabriel, Camacho (Éderson ou Cantillo), Ramiro e Luan; Everaldo (Mateus Vital ou Janderson) e . Técnico: Tiago Nunes.