Topo

Prefeito autoriza, e Grêmio e Inter voltarão a jogar na Arena e Beira-Rio

Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2020 12h42

Grêmio e Internacional vão jogar as semifinais do segundo turno do Gauchão em Porto Alegre. Hoje, a Prefeitura comunicou que dará autorização sanitária para volta de jogos na Arena do Grêmio e estádio Beira-Rio. Com isso, os times de Renato Gaúcho e Eduardo Coudet deixam de percorrer o interior e a Região Metropolitana em meio à pandemia do novo coronavírus.

O Grêmio enfrenta o Novo Hamburgo e o Inter pega o Esportivo. Os vencedores das partidas se cruzam na final do turno, marcada para a próxima quarta-feira (5). Também em jogo único.

"Vendo as experiências que foram altamente consolidadas pela FGF, e por todos os clubes envolvidos, a gente vai tentar, a gente vai fazer um teste, uma experiência, a gente vai avançar autorizando que nossos dois maiores clubes utilizem os dois maiores estádios do Estado para realizarem as partidas desta etapa do campeonato", disse Nelson Marchezan Jr., presidente de Porto Alegre, em transmissão pela internet.

A autorização veio após segunda reunião entre Prefeitura, FGF (Federação Gaúcha de Futebol), Grêmio e Internacional. A primeira videoconferência ocorreu na quinta-feira, logo após a definição dos classificados à semifinal do returno.

Nelson Marchezan Jr., prefeito de Porto Alegre, havia vetado jogos no município — mesmo com aval estadual para volta do Campeonato Gaúcho. À época, o argumento era possível aglomeração de torcedores para acompanhar as partidas. E a mensagem à população justamente no exato momento em que a pandemia de Covid-19 se agravou na cidade.

Agora, o Paço Municipal entende que a realização dos jogos nos estádios de Grêmio e Inter ajuda no controle sanitário. Evitando deslocamentos de jogadores e funcionários dos clubes para outras localidades.