Casillas anuncia aposentadoria: "Chegou o momento de dizer adeus"
Do UOL, em São Paulo
04/08/2020 09h02
Iker Casillas anunciou hoje sua aposentadoria do futebol. Mais de um ano depois de ter sofrido um infarto e se afastado dos gramados, o agora ex-goleiro disse, em publicação nas redes sociais, que é um dos dias mais importantes e difíceis de sua vida esportiva.
"O importante é o caminho que você percorre e as pessoas que o acompanham, não o destino para onde ele o leva, porque isso com trabalho e esforço vem sozinho e acho que posso dizer, sem hesitar, que esse foi o caminho e o destino dos sonhos", escreveu Casillas no Twitter.
Lo importante es el camino que recorres y la gente que te acompaña, no el destino al que te lleva, porque eso con trabajo y esfuerzo, llega solo y creo que puedo decir, sin dudar, que ha sido el camino y el destino soñado #Grac1as pic.twitter.com/xb8ucs9REh
-- Iker Casillas (@IkerCasillas) August 4, 2020
Em carta, Casillas disse: "Hoje é um dos dias mais importantes e difíceis da minha vida esportiva: chegou o momento de dizer adeus."
Ele também agradeceu a sua mulher, filhos, família, amigos, clubes por onde passou, presidentes dos times, companheiros de equipe, treinadores, técnicos da seleção espanhola, aos torcedores, rivais e todas as pessoas que trabalham ou trabalharam pelas equipes onde ele atuou.
Mas, principalmente, obrigada ao futebol, por me permitir fazer parte dele, por ser um esporte maravilhoso, por me permitir viver uma vida cheia de paixão e emoções, por me dar momentos de felicidade, por me fazer crescer como esportista e como pessoa, por me dar a oportunidade de conhecer e compartilhar momentos com tantas e tantas pessoas incríveis. Finalmente, obrigada por me dar tudo
"Tenho claro que não é um ponto final, a viagem não acaba aqui. Isto segue e estou certo que logo nos encontraremos de novo", completou.
Infarto interrompeu carreira
Em maio do ano passado, Casillas foi internado após um treino do Porto. Campeão europeu e mundial com a seleção espanhola, o veterano de 39 anos sofreu um infarto e foi submetido a um cateterismo.
Enquanto se recuperava dos problemas de saúde, o ex-goleiro assumiu uma função diretiva no clube português. Seis meses após o infarto, ele voltou a treinar.
Em fevereiro deste ano, Casillas chegou a anunciar sua candidatura à presidência da Federação Espanhola de Futebol. Quatro meses depois, porém, ele desistiu do pleito.
Nome na história
Um dos principais nomes da seleção da Espanha, Iker Casillas foi titular no período de mais conquistas da equipe. O ex-goleiro foi capitão nas conquistas da Copa do Mundo (2010) e de duas Eurocopas (2008 e 2012).
?? El hombre que alzó nuestra estrella al cielo de Johannesburgo ya es LEYENDA
-- Selección Española de Fútbol (@SeFutbol) August 4, 2020
?? Doble campeón de Europa y campeón del mundo
©? Más de 100 partidos como capitán de España
¡#Grac1as por hacer realidad los sueños de todo un país, @IkerCasillas! pic.twitter.com/TLVzcAk2Z7
No Real Madrid, ele esteve com a equipe nas conquistas de cinco Campeonatos Espanhóis (2000/01, 2002/03, 2006/07, 2007/08 e 2011/12), duas Copas do Rei (2010/11 e 2013/14), quatro Supercopas da Espanha (2001, 2003, 2008 e 2012), três Ligas dos Campeões (1999/2000, 2001/02 e 2013/14) duas Supercopas da Uefa (2002 e 2014) e três Mundiais de Clubes (1998, 2002 e 2014).
Depois do anúncio do ex-goleiro hoje, inclusive, a equipe espanhola o chamou de "lenda" em publicação nas redes sociais.
@IKERCASILLAS, LEYENDA DEL @REALMADRID #RealMadrid pic.twitter.com/FHHwmCBDf8
-- Real Madrid C.F. (34) (@realmadrid) August 4, 2020
Já com o Porto, sua principal conquista foi o Campeonato Português na temporada de 2017/18.
Obrigado @IkerCasillas : para sempre um de nós ?#FCPorto #IkerCasillas pic.twitter.com/AtkuU1FckQ
-- FC Porto - Dobradinha 19/20 (@FCPorto) August 4, 2020
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.