Topo

Empresa cria plataforma para ídolos do esporte enviarem mensagens aos fãs

Rubens Barrichello é um dos ídolos presentes na plataforma IdoloMio - Arquivo pessoal
Rubens Barrichello é um dos ídolos presentes na plataforma IdoloMio Imagem: Arquivo pessoal

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/08/2020 12h00

Receber uma mensagem em vídeo de seu maior ídolo é um sonho para a maioria dos admiradores do esporte. A ESM Sports Business criou, em 6 de julho passado, uma plataforma que consegue transformar em realidade o que está apenas no imaginário dos fãs. Graças ao aplicativo, chamado de IdoloMio, o amante de nove modalidades pode interagir com grandes ícones.

O projeto conta com a participação de astros do esporte. Zico, Alex e Rafinha, do Flamengo, são alguns destaques no futebol. Magic Paula, do basquete, e Rubens Barrichello, do automobilismo, são outras estrelas que aparecem na seleta lista, que conta com 40 personalidades. Parte do valor arrecadado é destinado a entidades filantrópicas.

Bernard Paiva, diretor comercial da ESM, revela que o IdoloMio surgiu após projetos sociais em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Ele surgiu na sequência de alguns projetos sociais que desenvolvemos nesse período de pandemia, como o projeto Todos Por Um. Tínhamos uma inspiração internacional de um portal de aproximação de fãs a celebridades, chamado Cameo, mais focado para o entretenimento. Esse site dos Estados Unidos é uma plataforma que aproxima pessoas a celebridades da indústria do entretenimento. Ao longo dos últimos anos, a gente desenvolveu proximidade com ídolos do esporte e resolveu desenvolver uma ação que fosse focada no esporte com uma proposta semelhante à desta empresa, apoiando entidades beneficentes", explica um dos idealizadores do projeto ao UOL.

Ídolo no Flamengo e no Japão, Zico é um dos nomes da plataforma - David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images - David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images
Ídolo no Flamengo e no Japão, Zico é um dos nomes da plataforma
Imagem: David Ramos - FIFA/FIFA via Getty Images

Não são apenas brasileiros que têm acesso ao projeto. Há solicitações vindas de diversos países para vídeos de seus ídolos. Rubinho, Zico e Alex, ícones mundiais do esporte, são os líderes de solicitações. O piloto ganhou notoriedade durante a carreira na Fórmula 1, enquanto os demais brilharam em gramados do Japão e da Turquia em décadas passadas.

"Fizemos a plataforma em português e inglês. Temos casos de clientes da Turquia pedindo vídeos para o Alex, do Japão pedindo para o Zico. Um cliente da França fez uma solicitação, e o Rubinho gravou um vídeo em inglês e francês. Aproximar o fã de seu ídolo é algo intangível. Muitos desses clientes acabam compartilhando depois a emoção da entrega do vídeo, porque é uma mensagem muito personalizada de um ídolo com o seu fã. Por uma causa social nobre, surgiu esse projeto que está dando muito certo", comentou Bernard Paiva.

"Posso te dar percentuais de demandas. Temos na liderança das demandas o Rubens Barrichello com 15% de pedidos do site, o Zico com 14%, e o Alex com 12%. Logo na sequência, temos o Diego Lugano com 10% e a Magic Paula com 7%. Esses números mudam também a cada dia conforme as solicitações vão chegando", acrescentou.

O rol de esportistas e ex-atletas, que conta hoje com 40 nomes, será incrementado em breve. Há uma equipe de captação à procura de nomes que se adequam às solicitações.

"Para atrair ídolos, naturalmente, temos uma equipe que cuida desse canal de atendimento a atletas e estabelece contato com diferentes ídolos de várias modalidades. Fazemos questão de não nos concentrar apenas no futebol, mas ter referências de atletas de outras modalidades", afirmou.

"O Hugo Hoyama, do tênis de mesa. Para quem é fã da modalidade, receber uma mensagem personalizada, é muito legal. Nós temos o Popó, do boxe, a Duda Amorim, do handebol. São modalidades diferentes das mais tradicionais para diversificar e ser um portal democrático, que aproxima o fã de seu ídolo no esporte. Está no nosso radar trabalhar com outras modalidades, como MMA e tênis. Queremos adicionar ídolos das modalidades que temos, como futebol, basquete, vôlei, automobilismo", concluiu.