Champions de volta! Quem embalou e quem não se encontrou desde a parada
A Liga dos Campeões volta hoje (7), às 16 horas (de Brasília), depois de quase cinco meses de hiato por causa da pandemia do coronavírus. O adiamento até fez bem a alguns times, mas muito mal a outros. Abaixo, o UOL Esporte lista quem conseguiu embalar e quem ainda tenta se encontrar desde a parada.
Real Madrid: campanha exemplar e Zidane 'com fome'
O adiamento da Champions League acabou sendo bom para o clube merengue. Em fevereiro, foram apenas duas vitórias em seis jogos, incluindo a derrota em casa para o Manchester City no jogo de ida das oitavas de final (2 a 1). Na época, o time venceu o Barcelona, mas logo em seguida deixou a liderança do Espanhol escapar. Vivia aos trancos, cheio de problemas, mas aí o futebol parou.
Na volta, o Real venceu dez jogos seguidos, foi campeão espanhol e só não manteve os 100% de aproveitamento porque empatou um jogo que já não valia nada. Chega renovado à Liga dos Campeões, com Vinícius Jr. em alta e Zidane inspirado atrás de seu quarto título europeu como treinador. "Estamos preparados", resumiu o treinador.
Bayern: Dominante, descansado e um camisa 9 imparável
Ser campeão alemão já não é novidade para o Bayern de Munique (são oito seguidos), mas a campanha desde o retorno do futebol é de um nível invejável: nove vitórias em nove jogos; 27 gols marcados e seis sofridos; e um Robert Lewandowski que vive a melhor fase da carreira.
Depois dos 3 a 0 que enfiou no Chelsea em Londres, ainda em fevereiro, o Bayern tem um pé e meio nas quartas de final. E o time ainda está descansado, sem jogos oficiais há um mês. Se confirmarem a classificação, os alemães seguem na busca por um título que não conquistam desde 2013 e avançam para pegar Barcelona ou Napoli.
Atalanta: Ataque de 99 gols, mas desfalcado
Deu gosto de ver a classificação sobre o Valencia há cinco meses, época em que a Atalanta marcava seis gols em um jogo, sete em outro? Os números baixaram, a consistência também, mas o time de Gian Piero Gasperini só perdeu um dos 13 jogos que fez desde o retorno do futebol.
O grande problema da Atalanta pode estar no desfalque de Josip Ilicic, artilheiro da equipe na temporada e maior destaque da campanha de 99 gols no Italiano. Por motivos pessoais, o esloveno embarcou a seu país há cerca de um mês e desde então não voltou ao elenco. Deve ser desfalque contra o PSG, na quarta-feira (12), pelas quartas de final.
PSG: O que será de Neymar sem Mbappé?
O Paris Saint-Germain retoma à Liga dos Campeões em uma situação oposta a seus concorrentes: o Francês foi a única grande liga europeia cancelada por causa da pandemia. Restou a Neymar e cia. disputar amistosos nos últimos meses, nenhum no nível de Champions. Nos desafios de verdade que teve, nas finais da Copa da França e da Copa da Liga Francesa, ganhou dois títulos suados com 150 minutos sem gol após perder Mbappé por contusão.
O francês faz muita falta. Lesionado no tornozelo, é desfalque certo contra a Atalanta. Sem Mbappé nem Cavani, Neymar teve que fazer tudo contra Saint-Etienne e Lyon nas duas finais citadas, mas não deu tão certo: marcou um gol só, ainda quando o companheiro estava em campo na primeira decisão. É bem provável que o brasileiro tenha que fazer tudo, mais uma vez, contra a Atalanta na Liga dos Campeões.
Juventus: Campeã jogando mal e com Sarri pressionado
O resultado da Juve nos últimos dois meses foi ótimo, o problema tem sido mesmo o futebol ruim. Mesmo campeã italiana de novo e dona da maior soberania da Europa, a equipe tem Maurizio Sarri pressionado depois de oito tropeços em 14 rodadas. E Dybala ainda é dúvida para as oitavas de final.
A forma também preocupa: a Juventus perdeu a Copa da Itália e ainda tomou viradas de Milan, Udinese e Roma — fora um empate contra o Sassuolo após abrir 2 a 0. Tudo isso em um mês e meio. O próprio Sarri já se disse "perplexo" com os altos e baixos da equipe no período, um defeito a corrigir contra o Lyon, às 16h de hoje, partindo do 1 a 0 contra do jogo de ida.
RB Leipzig: O time que só funciona fora de casa
Antes da parada, o time acompanhava o Bayern de perto e ameaçava a liderança do Campeonato Alemão; depois, perdeu 11 pontos nas nove rodadas finais e deu adeus até ao vice-campeonato. Desde o retorno, venceu três jogos como visitante, mas nenhum em casa.
O Leipzig ainda vendeu seu melhor jogador, Timo Werner, que já treina com o Chelsea. No meio disso tudo, pega o Atlético de Madri na quinta-feira (13), já pelas quartas de final.
Os jogos confirmados no retorno da Champions:
Oitavas de final
Hoje (7) - Juventus x Lyon
Hoje (7) - Manchester City x Real Madrid
Amanhã (8) - Barcelona x Napoli
Amanhã (8) - Bayern de Munique x Chelsea
Quartas de final
Quarta-feira (12) - Atalanta x PSG
Quinta-feira (13) - RB Leipzig x Atlético de Madri
Sexta-feira (14) - Napoli/Barcelona x Chelsea/Bayern
Sábado (15) - Real Madrid/Man. City x Lyon/Juventus
Todos os jogos são às 16 horas (de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.