Neymar joga contra maior parceira comercial; veja seus laços com a Red Bull
A Red Bull vive um saboroso dilema de divisão de forças na primeira semifinal da Liga dos Campeões. O principal garoto propaganda da empresa austríaca, Neymar, encara o time de maior sucesso esportivo da entidade, o Leipzig. O confronto está marcado para terça-feira (18), no estádio da Luz, em Lisboa.
Neymar é o maior jogador de futebol patrocinado pela empresa. A parceria nasceu em 2010, apenas um ano depois da fundação do Leipzig. A Red Bull divide espaço com a Nike entre os maiores investidores da carreira do camisa 10 do PSG.
A relação de Neymar com a empresa austríaca tem até parceria para organização para super festas de aniversário do jogador, com a Red Bull bancando eventos para mais de 500 convidados e cuidando dos figurinos e atrações musicais.
Na agenda do brasileiro, eventos da Red Bull são prioridades. Um torneio de futebol de rua, o Neymar Jrs Five, organizado anualmente no Instituto de Neymar, na Praia Grande, já foi motivo de ira no PSG. Há um ano, o camisa 10 faltou na apresentação do elenco para o início da temporada por ter estabelecido compromisso comercial com a empresa para estar presente no evento.
Uma entrevista institucional de Neymar para a Red Bull também já prejudicou o brasileiro no PSG. Em gravação feita no ano passado, ele disse que a virada do Barcelona contra o clube francês em 2017, com goleada por 6 a 1 no Camp Nou após derrota por 4 a 0 em Paris pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, era a melhor recordação de vestiário da sua carreira. A frase gerou a ira da torcida organizada do clube francês, que até o xingou no Parque dos Príncipes no início da temporada.
Neymar gosta do investimento da Red Bull em esportistas marcados por habilidades individuais. Em sua conta no Instagram, o camisa 10 repostou uma imagem que a empresa publicou comemorando o sucesso individual do jogador na vitória por 2 a 1 sobre a Atalanta pelas quartas de final. "Esmagando recordes na Liga dos Campeões: 16 dribles completados", dizia a homenagem da empresa a seu patrocinado.
No mesmo dia da publicação, a Red Bull viu seu time de maior sucesso, o Leipzig, superar o Atlético de Madri e conquistar a vaga para enfrentar o PSG. Na empresa, o confronto é encarado como um duelo entre dois filhos, gerando uma divisão de torcida na diretoria, mas sempre em tom positivo.
Em Portugal, a maior quantidade de propagandas sobre a Liga dos Campeões é feita pela Red Bull por meio do Leipzig. A empresa investiu em anúncios sobre a presença do clube alemão na fase final, disputada no país. "As tuas cores ainda estão em jogo", diz propaganda que tem o meia francês Nkunku como destaque.
A Red Bull também é patrocinadora de Trent Alexander-Arnold, lateral do Liverpool. Ele e Neymar são os únicos jogadores de futebol que representam a marca. O maior investimento da empresa é feito em atletas de esportes radicais, com foco em surfe, skate, snowboarding e mountain bike.
No futebol, além do Leipzig a Red Bull comanda outros quatro clubes pelo mundo. São eles: o austríaco Salzburg, o norte-americano New York, e o brasileiro Bragantino. A equipe alemã é o carro-chefe do projeto da empresa na modalidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.