Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

'Despejado' e 'vergonha': jornais ingleses criticam City após eliminação

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 18h26

A imprensa britânica não poupou críticas à derrota do Manchester City para o Lyon hoje, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O time francês venceu por 3 a 1, com dois gols após chances claras de gol serem desperdiçadas pelos atacantes Gabriel Jesus e Sterling.

O técnico Pep Guardiola foi duramente criticado pelos jornais locais. Muitos comentaristas o taxaram como "irreconhecível" durante o jogo, com propostas menos agressivas que de costume.

A imprensa também destacou inoperância do Manchester City, ressaltando que o time acordou para o jogo tarde demais. Os Citizens chegaram a pressionar o Lyon no final do jogo, mas a intensidade mais forte se restringiu aos dez minutos finais. A BBC destacou que o City foi "despejado" da Champions, e que Guardiola terá de se explicar aos torcedores.

A emissora britânica afirmou ainda que Guardiola deveria ter aproveitado melhor os talentos que têm no elenco, e que a escolha de três jogadores na defesa transmitiu "respeito demais" aos jogadores do Lyon. Essa é a primeira vez na história em que dois clubes franceses chegam às semi-finais do principal torneio europeu.

"A verdadeira vergonha é que Guardiola foi muito reacionário esta noite. Normalmente ele quer que seus laterais controlem os jogos, mas esta noite ele estava quase insípido", disse o comentarista da BBC Pet Nevin.

A imprensa inglesa também destacou negativamente dois jogadores. Ambos protagonizaram momento decisivo do jogo, quando o clube francês selou a vitória com o terceiro gol. Aos 41 do segundo tempo, Jesus desceu pela direita e cruzou para Sterling, que perdeu a oportunidade mesmo com o gol aberto. O The Guardian classificou a jogada como "uma das mais espetaculares perdas de gol da história do futebol".

Menos de um minuto depois do erro de Sterling, o meia Houssem Aouar finalizou fraco contra o gol de Ederson. O goleiro brasileiro, no entanto, rebateu o chute despretensioso para o meio da área, e o atacante Dembele não desperdiçou e colocou na rede. "Só Deus sabe o que está acontecendo na cabeça do Sterling agora", pontuou o Guardian logo após o gol do Lyon que selou a classificação.