Perfeccionista, Guardiola 'invadiu' CT de Portugal para dar tapete ao City
Josep Guardiola é perfeccionista. Quando negociou os treinamentos do Manchester City em Portugal, buscou o melhor campo possível para atividades. A politicagem com a Uefa deu ao clube inglês o privilégio de usar a Cidade do Futebol, em Lisboa, local em que a atual seleção campeã europeia realiza seus treinos, o que já não é tão simples. Mas o treinador não se deu por contente. Segundo apurou o UOL Esporte, o espanhol ainda insistiu com a federação portuguesa até conseguir a liberação do melhor campo do complexo.
A ideia de Guardiola é que a estrutura de alto nível seja determinante no desempenho na Liga dos Campeões. O Manchester City encara o Lyon, hoje (15), para fechar as quartas de final.
Guardiola conseguiu dar ao Manchester City um privilégio para poucos. Em Portugal, quando o futebol voltou da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, dois clubes da primeira divisão, Santa Clara e Belenenses, até usaram a Cidade do Futebol para treinos. No entanto, a liberação foi para atividades nos campos secundários, de menor qualidade e infraestrutura mais simples.
O campo número um fica basicamente reservado à seleção de Portugal. Quem o conhece bem, por sinal, é o meia do City, Bernardo Silva, um dos melhores jogadores portugueses em atividade.
Em Lisboa, cada um dos oito clubes finalistas tem um campo de treinamento. Os melhores estão com Manchester City, Paris Saint-Germain —treina no CT do Sporting - e o já eliminado Atlético de Madrid - usou as instalações do Benfica. Já o Lyon usou o estádio do Belenenses para seu treinamento de véspera do confronto.
A Liga dos Campeões é uma obsessão de Guardiola desde que saiu do Barcelona, em 2012. Com o clube espanhol foi campeão duas vezes nas edições de 2008-2009 e 2010-2011.
Com o Bayern de Munique, Guardiola caiu na semifinal da Liga dos Campeões nas três temporadas pelo clube entre 2013 e 2016. Já pelo Manchester City, o treinador está na terceira temporada, sendo eliminado justamente na fase de quartas de final em ambas.
"Não há segunda chance em Lisboa. É voltar a Manchester ou ficar aqui mais quatro dias. A abordagem é completamente diferente das outras edições", lembrou Guardiola.
Para muitos, o Manchester City carrega o favoritismo na competição. Grande parte disso se deve ao prestígio do treinador espanhol, já que o clube inglês jamais conquistou o torneio. Outro fator relevante é a equipe ter eliminado o maior vencedor da competição, o Real Madrid - -13 vezes campeão —, nas oitavas de final.
"Claro que foi muito importante vencer os reis da competição, mas quando se joga essa competição em um jogo só, tudo pode acontecer", voltou a ponderar Guardiola.
"Nestes jogos a mentalidade, o espírito, a cabeça conduzem todas as outras coisas e sinto que os jogadores estão prontos para o fazer", complementou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.