Topo

Marrony decide com dois gols, Atlético-MG bate Ceará e segue 100%

Do UOL, em Belo Horizonte

16/08/2020 12h58

Jogando no Mineirão, o Atlético-MG de Jorge Sampaoli venceu o Ceará por 2 a 0 e segue 100% no Brasileirão. Na manhã deste domingo, o Galo encontrou muitas dificuldades para superar os comandados de Guto Ferreira, mas saiu vencedor com um gol de pênalti e outro no contra-ataque, já nos acréscimos do jogo. Ambos foram marcados por Marrony.

Com o resultado, o Galo vai aos nove pontos nessas três primeiras rodadas, tomando a liderança provisória, mas já garantido entre os primeiros no número de pontos. O Ceará permanece com apenas um ponto somado. Na próxima rodada, os mineiros visitam o Botafogo, quarta-feira, enquanto o Ceará recebe o Vasco, na quinta.

Quem foi bem: Arana muda a cara do Galo e Marrony decide

Marrony sofreu o pênalti, converteu a cobrança e também fez o segundo gol do Galo, mas estava sumido em campo devido à falta de criatividade e agressividade do Atlético. Isso só melhorou depois que Arana entrou no segundo tempo e melhorou o time.

Quem foi mal: Keno não tem sucesso no mano a mano

Diferente de outras partidas, Keno não foi feliz em suas escapadas pelos lados do campo. Pouco acionado no primeiro tempo, se deslocou para a direita na etapa final, mas seguiu sem sucesso nas tentativas de dribles, matando várias jogadas ofensivas.

E a lateral esquerda? Sampaoli muda time de novo

Já virou rotina: a cada escalação de Jorge Sampaoli, uma nova surpresa. Dessa vez, o argentino optou por deixar os dois laterais esquerdos (Arana e Fábio Santos) no banco. Na prática, o volante Allan ocupou a posição, enquanto Jair e Alan Franco fecharam no meio.

"Respeita meu trabalho"

Já nos primeiros segundos de jogo, Guto Ferreira levou uma bronca do árbitro Savio Pereira Sampaio por se exceder na beira do gramado: "Calma, seguro, respeita", ouviu o comandante, que rebateu com um "respeita, você, o meu trabalho". Ainda no primeiro tempo, Guto voltou a trocar farpas com a comissão técnica do Galo. Desta vez, acabou amarelado pelo árbitro.

Atlético melhora com Arana e decide com Marrony

Mesmo que Allan não tenha feito uma partida ruim, o Atlético sentiu falta dos apoios de Arana na lateral esquerda, o que limitou as ações de Keno pelos lados e de Marrony na grande área. No meio, o time também mostrou ainda mais carência na criação das jogadas, que agora já não conta com a presença de Nathan, lesionado. No segundo tempo, a equipe melhorou com a entrada de Arana, se movimentou mais e ficou mais próximo de marcar. Isso acabou acontecendo pelos pés de Marrony, que sofreu pênalti e converteu a cobrança para colocar o Galo na frente. Já nos acréscimos da partida, o Ceará se lançou ao ataque e sofreu do próprio veneno. No contra-ataque, Marrony arrancou do meio de campo e matou a partida. 2 a 0 placar final.

Ceará repete boas atuações

O time de Guto Rabelo conseguiu repetir as boas atuações dos últimos jogos, se apresentando em campo com bastante compactação, se fechando bem e conseguindo escapar com velocidade em alguns momentos, embora não tenha finalizado a gol durante os primeiros 45 minutos. Defensivamente, anulou bem a equipe mineira e desacelerou as escapadas do Galo. Na etapa final, atacou até com mais frequência que o Atlético (que deu mais espaços para contra-atacar), mas esbarrou na atuação segura dos zagueiros do Galo e acabou sofrendo os dois gols. Apesar da derrota, a partida não apaga mais uma boa atuação da equipe diante de um adversário forte.

Cronologia da partida

O primeiro tempo foi equilibrado. O Atlético teve mais posse e chegou mais à meta adversária, mas causou pouco perigo. Já o Ceará anulou bem o Galo, mas não conseguiu finalizar ao gol de Rafael. Na etapa final, o Galo voltou mais ameaçador e amadureceu seu gol. Aos 27 minutos, Marrony sofreu pênalti e deslocou Fernando Prass para fazer o primeiro gol. Aos 46, o atacante arrancou no contra-ataque e venceu Fernando Prass mais uma vez para decretar a vitória atleticana.

ATLÉTICO-MG 2x0 CEARÁ

Motivo: 3ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 16/08/2020, às 11h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior Coelho (DF)
VAR: Wagner Reway (PB)

GOLS: Marrony, 27'2ºT (1-0), 46'2ºT (2-0)
Cartões amarelos: Hyoran, Guga (CAM), Willian Oliveira, Luiz Otávio, Guto Ferreira, Lima, Fabinho (CEA)
Cartão vermelho: Não teve.

ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga, Réver, Júnior Alonso, Allan; Jair (Arana), Alan Franco e Hyoran; Keno (Léo Sena), Savarino (Marquinhos) e Marrony (Fábio Santos). Técnico: Jorge Sampaoli.

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Willian Oliveira (Charles), Fabinho; Fernando Sobral (Wescley), Matheus Gonçalves (Rick), Lima (Victor Jacaré); Rafael Sóbis (Cléber). Técnico: Guto Ferreira.