Pedido de desculpas de Coutinho passa por desejo de voltar ao Barcelona
Ao marcar o oitavo gol do Bayern de Munique contra o Barcelona, Philippe Coutinho levantou a mão como um pedido de desculpas. O brasileiro vive os últimos dias de contrato no time alemão e tem como preferência para o futuro o retorno ao ex-clube. A possibilidade é discutida no Barça, mas a discussão será feita com o próximo treinador, já que Quique Setién deve ser demitido.
Os empresários de Coutinho estão em Lisboa, cidade em que a Liga dos Campeões é realizada. O plano é discutir o futuro do meio-campista com a cúpula de grandes clubes, incluindo principalmente o Barcelona. Por lá, o contrato é válido até junho de 2023. No Bayern de Munique, ele atua por empréstimo até o fim da Liga dos Campeões.
Coutinho foca no retorno ao Barça acreditando que vai encontrar espaço para atuar em um time que vai passar por reformulação. A discussão já até existia com o treinador Quique Setién sendo favorável ao retorno.
O pedido de desculpas de Coutinho contrasta com a maneira que deixou o Barcelona. Um dos seus últimos gestos em campo foi tapar os ouvidos com os dedos em um claro sinal para os torcedores do clube de que está "surdo" para as vaias ouvidas ao longo da temporada de 2018-2019 em jogos no Camp Nou. O fato aconteceu ao comemorar um gol marcado na vitória por 3 a 0 contra o Manchester United, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
Ao fim da goleada por 8 a 2 pelas quartas de final da atual edição da Liga dos Campeões, Coutinho disse ser estranho enfrentar o Barcelona. A resposta também foi acompanhada palavras de respeito ao atual clube. Questionado se foi estranho enfrentar o Barcelona, o próprio Coutinho disse que sim. "Mas ainda tenho contrato com o Bayern. E meu foco é totalmente aqui na competição", afirmou. "Ainda tenho contrato com o Bayern".
No mercado, Coutinho convive com especulações ligadas a clubes ingleses como Newcastle, Chelsea e Manchester United. No entanto, pesa na escolha para o futuro o fato de a família querer voltar a morar em Barcelona. A adaptação a Liverpool, por exemplo, foi considerada dura pelo entorno do jogador.
No Barcelona, Coutinho teve momentos complicados em campo sendo reserva em parte das duas temporadas pelo clube e convivendo com uma análise da mídia espanhola de difícil encaixe no meio-campo do time. O empréstimo de uma temporada ao Bayern de Munique foi a solução encontrada pelo Barça para diminuir a folha salarial — muito por, à época, pensar na contratação de Neymar — e valorizar o brasileiro para uma venda futura.
Coutinho teve bom início no Bayern de Munique, mas sofreu com dores no tornozelo durante boa parte da temporada. O jogador passou por cirurgia no local em abril, pouco após a pausa do futebol europeu por conta da pandemia do Coronavírus.
"Vim de lesão, muito tempo sem jogar, lesão no tornozelo. Trabalhei duro o bastante para poder recuperar bem, e graças a Deus estou recuperado. Hoje (contra o Barcelona) foi um jogo muito importante para a gente passar de fase, e saí feliz por causa disso", disse
"É difícil prever resultado antes quando se trata de uma grande equipe, das melhores do mundo como o Barça", complementou o brasileiro que marcou 11 gols, Com 11 gols e 36 jogos na temporada pelo Bayern de Munique.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.