Problema no Palmeiras, meias só participaram de um terço dos gols no ano
Ainda que tenha jogadores de nome, como Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Zé Rafael, o Palmeiras sofre pela falta de produção de seus armadores. Dos 30 gols marcados pela equipe em 2020, eles, juntos, tiveram participação direta - marcando ou dando assistência - em apenas dez deles. Ou seja, um terço do total.
Zé Rafael é um daqueles com melhores números (um gol e três assistências em 21 jogos), mas ao longo do ano o camisa 8 foi usado principalmente como volante ou pelo lado do campo. Lucas Lima, o armador que teve melhores momentos em meio à irregularidade de 2020, também participou diretamente de quatro gols: dois feitos por ele, além de duas assistências.
Raphael Veiga (um gol e nenhuma assistência em 12 jogos) e Gustavo Scarpa (um gol e nenhuma assistência em oito jogos) tiveram desempenho mais tímido. O camisa 14, inclusive, chegou a ficar fora do banco contra o Goiás, por opção de Vanderlei Luxemburgo.
Para efeito de comparação, Dudu já deixou o clube, mas foi mais efetivo que os quatro: marcou duas vezes e deu três assistências no primeiro semestre. Luxa chegou a tentar fazê-lo assumir parte da armação da equipe em um esquema com quatro atacantes, antes de ser emprestado para o Al-Duhail, do Qatar.
Na reta final do Campeonato Paulista, a opção foi usar um meio-campo sem o armador clássico, com jogadores que saibam marcar e jogar, como Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires. Este esquema, porém, gerou pouco perigo no Allianz Parque contra o Goiás, desfalcado de 15 atletas por conta da Covid-19.
Levando em conta apenas os jogos desde que o futebol voltou, o Palmeiras balançou as redes oito vezes. Em apenas duas delas os meias tiveram participação: Lucas Lima deu assistência batendo escanteio para Felipe Melo marcar contra o Santo André, e Zé Rafael tocou para Luiz Adriano abrir o placar contra o Fluminense.
Com dois pontos em dois jogos, o Verdão visita hoje (19), às 19h30, o Athletico-PR, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O time tenta encerrar o jejum de oito jogos sem vencer equipes da Série A — foram seis empates e duas derrotas, levando em conta o desempenho no Estadual.
Artilheiros do Palmeiras em 2020:
Willian e Luiz Adriano: 8
Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Dudu e Lucas Lima: 2
Patrick de Paula, Felipe Melo, Ramires, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Zé Rafael: 1
Líderes em assistências do Palmeiras em 2020:
Zé Rafael, Marcos Rocha e Dudu: 3
Willian, Rony, Gabriel Menino e Lucas Lima: 2
Wesley, Luiz Adriano, Gabriel Veron, Bruno Henrique e Viña: 1
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.