Topo

Como Luan e Otero podem jogar juntos no Corinthians mesmo com Araos em alta

Luan foi titular do Corinthians contra o Grêmio, mas voltou a perder posição para o chileno Araos - Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Luan foi titular do Corinthians contra o Grêmio, mas voltou a perder posição para o chileno Araos Imagem: Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/08/2020 04h00

O meia Luan, principal contratação do Corinthians em 2020, começou a esquentar o banco de reservas no time de Tiago Nunes. No entanto, a comissão técnica prega que não há titular ou reservas e que o time será escalado de acordo com o adversário.

Com isso, Luan pode pintar como titular nos próximos jogos, mesmo com a pressão aumentando por dois motivos: a chegada de Otero e o bom momento de Araos, seu substituto no time.

Mas há quem diga no clube que os três podem atuar juntos na equipe titular. E esquema tático não falta para que Tiago Nunes utilize o trio. Hoje, o Timão atua no 4-2-3-1, com Ramiro aberto na direita, Araos centralizado e Léo Natel na esquerda, todos atrás de Jô no comando do ataque.

Neste caso, Natel e Ramiro perderiam a vaga no time, e Luan poderia atuar na esquerda aberto, com Araos centralizado e Otero na direita. Vale ressaltar que o trio sabe e já atuou em todas as posições da linha de frente.

Outro esquema para o trio atuar com Jô seria o esquema 4-4-2, em formato de quadrado no meio-campo, sistema já utilizado por Tiago Nunes no Corinthians. Neste caso, Otero e Araos poderiam atuar na armação de jogadas, com Luan na frente ao lado de Jô, como um segundo atacante.

Luan também poderia atuar nessa função no esquema 4-4-2, com duas linhas de quatro. Com isso, Otero e Araos poderiam jogar pelos lados com os volantes por dentro. Já no esquema 4-1-4-1, Luan teria que atuar aberto pelos lados ou trocar de posição com Araos e Otero para pode atuar por dentro.

Vale ressaltar que para o trio ser escalado no Corinthians, Ramiro, Léo Natel, Mateus Vital e outros meninos revelados no clube, casos de Ruan Oliveira e Gabriel Pereira, seriam barrados da equipe titular. Além disso, Tiago Nunes não contaria com nenhum jogador de profundidade no ataque.

Hoje, o Corinthians sente a carência de um atacante de drible, que procura a linha de fundo e o 'um contra um' no ataque. Natel surpreendeu contra o Coritiba ao anotar gol e exercer essa função. O ex-atacante do São Paulo pode permanecer como titular contra o Fortaleza.