Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Neymar é tão decisivo quanto versão Barça 2015 mesmo com menos gols; veja

Neymar comemora classificação do PSG à final da Liga dos Campeões - Manu Fernandez/Pool via Getty Images
Neymar comemora classificação do PSG à final da Liga dos Campeões Imagem: Manu Fernandez/Pool via Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Lisboa (Portugal)

21/08/2020 12h36

O primeiro título de Neymar na Liga dos Campeões, com o Barcelona em 2015, foi marcado por um desempenho de goleador na fase decisiva da competição. O brasileiro terminou o torneio como artilheiro ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, com dez gols. Também foi um dos melhores na final contra a Juventus, vencida por 3 a 1. Cinco anos depois, o Neymar do PSG está de volta à decisão da competição marcando poucos gols, é verdade, mas sendo tão ou mais decisivo quanto antes.

Neymar participou ativamente de sete dos oito gols do PSG no mata-mata desta Liga dos Campeões. São dois gols marcados, duas assistências e outras três ações fundamentais para o time francês movimentar o placar. O único gol do time francês sem a marca do brasileiro foi o terceiro da vitória por 3 a 0 contra o Leipzig, na semifinal —o argentino Di María desarmou o adversário e cruzou para o lateral espanhol Bernat marcar de cabeça -.

O PSG começou a caminhada rumo à final com derrota para o Borussia Dortmund por 2 a 1, sendo Neymar o autor do gol do time francês. No duelo da volta, a vitória por 2 a 0, o camisa 10 fez o primeiro gol e armou a jogada no meio-campo que terminou no gol de Bernat.

Nas quartas de final, no triunfo por 2 a 1 diante da Atalanta, Neymar deu a assistência - em uma tentativa de chute ao gol - para Marquinhos marcar. Já o gol da virada tem sua presença com um passe entre linhas a Mbappé. O francês, livre, deu a assistência para Choupo Moting marcar.

Diante do Leipizg, a falta que originou o gol de cabeça de Marquinhos foi sofrida por Neymar, após uma tentativa de drible no adversário. Já o segundo gol tem um passe incrível de letra no ar do camisa 10.

"É muito agradável jogar com um atleta como Neymar, um dos melhores do mundo. Se a gente ganhar a Champions League, com certeza ele vai estar em condição de ganhar o prêmio [de melhor jogador do ano]. Naturalmente, ele está destinado a ganhar esse tipo de troféu" disse Mbappé na entrevista após a vitória sobre o RB Leipzig.

Neymar foi maior que Messi em 2015

Neymar iniciou a fase de mata-mata da Liga dos Campeões, em 2015, apenas com três gols marcados. Era inimaginável pensar que o brasileiro terminaria a competição como artilheiro, visto que Messi tinha oito gols. No entanto, nos jogos decisivos, foram sete gols do brasileiro contra apenas dois do astro da Argentina.

O camisa 11 fez três nas partidas de quartas de final (um na ida e dois na volta), justamente contra o Paris Saint-Germain, três nos duelos contra o Bayern de Munique na semifinal (novamente um na primeira partida e dois na volta) e fechou a conta na vitória por 3 a 1 diante da Juventus na final.

Lionel Messi deixou seus dois únicos tentos contra o Bayern de Munique, no jogo de ida da semifinal.

O desempenho de Neymar também foi bem superior em relação ao outro companheiro de ataque, Luis Suárez. O uruguaio fez dois sobre o City, nas oitavas de final, dois sobre o PSG e um contra a Juventus.