Topo

Atlético-MG

Rafael se destaca, ganha Sampaoli, e Atlético-MG esfria busca por goleiro

Rafael conquista a confiança de Jorge Sampaoli, e Atlético-MG reduz ímpeto na busca por goleiro no mercado da bola - Bruno Cantini/Atlético-MG
Rafael conquista a confiança de Jorge Sampaoli, e Atlético-MG reduz ímpeto na busca por goleiro no mercado da bola Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/08/2020 04h00

Rafael ganhou a confiança de Jorge Sampaoli no Atlético-MG. A segurança defensiva e o jogo com os pés fizeram o goleiro se tornar absoluto na equipe mineira após a volta do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus. A busca por um goleiro no mercado da bola deve ser adiada diante das atuações do atual titular.

Presente em todos os nove jogos do técnico sob o comando da equipe, se destacou pelas defesas (foram apenas sete gols sofridos) e por participar da saída de bola ativamente. Nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro 2020, foi mais exigido que nos compromissos do Mineiro. Ele dá, em média, 31,8 passes por confronto na principal competição nacional, entre lançamentos e toques curtos.

As atuações seguras fizeram com que Rafael conquistasse Jorge Sampaoli, bastante exigente em relação à utilização dos pés por parte do goleiro. Antes mesmo da retomada do futebol pelo Galo, o atleta de 31 anos já recebia elogios internos do técnico argentino.

"O Rafael vem evoluindo muito, e o próprio Sampaoli já nos disse. O próprio Victor tem trabalhando como um leão. Vem dando gosto de ver o Victor. Agora, a característica é do treinador. O treinador que nós trouxemos, o que todo mundo aplaude, que todo mundo cria uma expectativa, necessita de uma característica que ele vai escolher quem vai jogar", disse o diretor de futebol Alexandre Mattos em entrevista recente à TV Band.

Mesmo que ainda deseje a contratação de um arqueiro para compor o elenco, o técnico já se rendeu ao seu novo titular. Isso faz com que o departamento de futebol aja sem pressa nas conversas por alguém para o setor. O novo nome pode chegar somente em 2021.

Everson era uma das indicações de Jorge Sampaoli à diretoria do Atlético no mercado da bola. O goleiro até tentou rescisão por meio da justiça do trabalho com o Santos, mas ainda não obteve uma resposta. A audiência será na próxima segunda-feira (24). O técnico nega que tenha feito qualquer tipo de contato com o jogador.

Atlético-MG