Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Thiago ofusca brasileiros e dita ritmo do Bayern na final da Champions

Thiago Alcântara ditou o ritmo do Bayern na decisão da Champions - Pool/Getty Images
Thiago Alcântara ditou o ritmo do Bayern na decisão da Champions Imagem: Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 19h09

Que Neymar que nada. Também não deu para Thiago Silva e Marquinhos, ou Philippe Coutinho. Quem teve maior destaque na final da Liga dos Campeões, hoje (23), foi Thiago Alcântara. O meio-campista do Bayern de Munique, que venceu por 1 a 0 a decisão e foi campeão pela sexta vez, foi o melhor em campo, ditando o ritmo do time alemão.

Thiago, que é filho do ex-jogador brasileiro Mazinho e naturalizado espanhol, comandou o setor de meio-campo, dominado pelo clube bávaro em quase todo o confronto. Ele foi o jogador que mais deu passes no jogo, 75, de 85 tentativas (88% de aproveitamento). Os números são da SofaScore.

O camisa 6 de 29 anos, que está de saída do Bayern agora com o fim da temporada, foi bastante presente nas fases defensiva e ofensiva do Bayern. Sem a bola, foi um motor de pressão sobre a construção de jogadas do PSG. Com ela, distribuiu o jogo e comandou a criação do time alemão.

Em compensação, os brasileiros fizeram uma final mais discreta: casos de Coutinho, que entrou aos 23 do segundo tempo, e Neymar, preso ao modelo de jogo mais fechado do time francês neste domingo. No apito final, o astro do PSG chorou bastante pelo vice-campeonato.

Thiago Silva e Marquinhos, os outros brasileiros do duelo, fizeram partida segura. Enquanto o primeiro, defensor experiente de 35 anos, despediu-se do PSG com bom desempenho, tirando bolas no alto e segurando Lewandowski e Thomas Müller, o camisa 5, atuando como volante, foi bem. Protegeu a linha de zaga como cabeça de área e chegou com perigo ao ataque — Neuer fez uma boa defesa em chute de dentro da área.

Marquinhos, aliás, foi um dos destaques da equipe francesa na reta final da Champions, em Lisboa (Portugal). O jogador cresceu jogando como volante na temporada e demonstrou faro de gols: marcou nas quartas e na semifinal, contra Atalanta e RB Leipzig, respectivamente.