Champions: Presidente da Uefa aprova torneio final e quer discutir formato
O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, vai discutir a manutenção do formato de eliminatórias em jogo único que foi usado para completar as temporadas da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Porém, apenas a partir das semifinais, e não das quartas como nesta edição.
Em entrevista à Associated Press no domingo, Ceferin disse que pessoas dentro e fora do futebol o contataram para dizer que estavam "extremamente empolgadas" com o formato, que foi implementado de forma emergencial por causa da pandemia do novo coronavírus. No sistema original, as quartas de final e semifinal deveriam ser disputadas em partidas de ida e volta, com jogo único apenas na final.
"Devo dizer que esse sistema de uma partida parece mais interessante para mim do que o outro sistema com duelos em duas partidas", disse Ceferin.
Hoje, a Liga dos Campeões será decidida entre PSG e Bayern de Munique, às 16h (horário de Brasília), em Lisboa.
Ceferin enfatizou que consultaria amplamente antes de pressionar por quaisquer mudanças permanentes no formato."É uma das coisas interessantes que essa pandemia trouxe", disse Ceferin.
"Tínhamos que fazer um sistema assim. Tivemos que jogar desta forma, mas no final, vemos que é um sistema muito interessante. Agora, é bastante complicado colocar oito equipes em um torneio final no calendário. Mas vimos que as pessoas querem jogos emocionantes, que em uma partida todos os times podem vencer. Portanto, é algo a considerar para o futuro... Acho que em setembro ou outubro, temos que começar a falar seriamente", completou.
Ceferin não está preocupado que a diminuição do número de jogos eliminatórios possa ter um impacto financeiro significativo na Uefa.
"Mesmo que você tenha menos partidas, o valor pode ser maior se promovido de forma adequada", disse ele. "Eu vejo meus amigos do futebol e de fora do futebol me ligando e me enviando mensagens de texto e eles estão todos extremamente animados com este sistema.
Reunir oito equipes em Lisboa para concluir a Liga dos Campeões se tornou viável porque não foi permitida a entrada de torcedores nos dois estádios devido às restrições ao coronavírus, o que significa que as autoridades portuguesas não tiveram de lidar com facções rivais que se aglomeram nas ruas.
Um formato de quatro finalistas poderia ser mais prático para adotar em uma única cidade durante uma semana para criar um burburinho ao estilo do Super Bowl. "Você está no centro das atenções por uma semana em todo o mundo e isso pode ser uma coisa fantástica, mas temos que ver", disse Ceferin.
"O calendário é muito complicado, os jogadores jogam quase 365 dias por ano. Portanto, temos que ver como fazemos isso, se fazemos. Mas, novamente, acho que é um formato interessante, no qual não pensamos antes e agora está em algum lugar em nossa mente. Portanto, começaremos a discutir sobre isso quando nos encontrarmos", completou.
A Uefa já estuda alterações no formato da Liga dos Campeões após 2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.