Topo

Barcelona

Como Coutinho chegará ao Barcelona após vencer Champions com Bayern

Coutinho ganhou tudo no Bayern, mas segue em baixa na Europa - Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images
Coutinho ganhou tudo no Bayern, mas segue em baixa na Europa Imagem: Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/08/2020 04h00

Philippe Coutinho se mudou para a Alemanha para tentar uma volta por cima na carreira depois de uma temporada frustrante pelo Barcelona. O meio-campista, maior contratação da história do clube catalão (145 milhões de euros), agora retorna à Espanha depois de vencer tudo com o Bayern de Munique.

Mas o cenário não é tão bom assim, como se poderia imaginar com ele fazendo parte do time campeão da Liga dos Campeões e dono de uma campanha perfeita até o título. Assim como não engrenou no Barça em 2018/19, Coutinho terminou 2019/20 como coadjuvante e tem pouca parcela de contribuição na tríplice coroa dos bávaros (Champions League, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha).

Os títulos nacionais, Coutinho venceu atuando por apenas 36 minutos pós-paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, por exemplo.

Dos 60 jogos do Bayern na temporada, o meia da seleção brasileira participou de 38, a maioria vindo do banco de reservas. Foram 11 gols anotados, mesmo número do que fez no Barcelona em 54 partidas na jornada anterior. Ele também deu nove assistências atuando pelo clube alemão.

Apesar de participar um pouco mais na reta final da Champions — Coutinho fez dois gols no histórico 8 a 2 justamente em cima do Barça —, a passagem do brasileiro por Munique é discreta e abaixo do esperado.

Tanto é que o Bayern, que tinha a possibilidade de exercer a compra do meia ao final do empréstimo, nem cogitou desembolsar 120 milhões de euros para ter o jogador, que já falou projetando o retorno ao clube espanhol após a vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain.

"Foi um ano de muitos altos e baixos, mas eu nunca deixei de trabalhar em nenhum momento. Foi meu último jogo com essa camisa, saio feliz pra caramba, está todo mundo de parabéns", afirmou o meia ao "Esporte Interativo".

"Meu contrato desde o início era de uma temporada. Então eu sabia que ia acabar. O Barcelona é um time que eu sempre quis jogar, era um sonho e vou voltar com tudo para lá", disse. "A partir de agora, que meu contrato acabou, tenho muita vontade de brilhar, fazer uma grande temporada ano que vem. É trabalhar para fazer as coisas que não aconteceram acontecer."

Coutinho, que já foi visto como moeda de troca em algum momento da temporada atual pelo Barça, agora deve ser útil ao time, em plena reformulação. Ontem, antes da decisão, a imprensa catalã noticiou o interesse do novo técnico Koeman em contar com o brasileiro. É um bom indício e esperança para o atleta se recuperar da má fase.

De acordo com o "Mundo Deportivo", o comandante deve entrar em contato com Coutinho já nesta semana e ao que tudo indica, até pelas declarações após o título da Champions, o meia terá outra oportunidade de brilhar com a camisa do Barça, que o tirou do Liverpool a peso de ouro em 2018.

Barcelona