Topo

Opinião: Globo e Cartola não têm culpa da ignorância dos brasileiros

Jô foi atacado por cartoleiros e reclamou no Instagram - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Jô foi atacado por cartoleiros e reclamou no Instagram Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 13h53

Marcos Rocha (Palmeiras), Edenilson (Inter), Artur (Red Bull Bragantino), Jô e Gil (Corinthians). O que esses jogadores têm em comum? Todos eles foram atacados pela ignorância do brasileiro na internet.

Vamos lá: o Cartola não tem culpa da sua frustração, os jogadores também não, e a Globo menos ainda. Não adianta você querer cancelar todo mundo se sua equipe foi mal, menos ainda fazer comentários racistas. Racismo é crime, e isso diz mais sobre você do que qualquer coisa.

O Jô não quis errar o pênalti contra o Coritiba, errou duas vezes porque existe um goleiro do outro lado que fez a defesa. Ele não está nem aí se ele foi o mais escalado, o foco dele é e sempre será ajudar o Corinthians. Aliás, o corintiano foi ótimo ao pedir respeito sem ofender as pessoas em seu Instagram

Marcos Rocha não se machucou porque você o escolheu para jogar. Acredite alecrim dourado, você não é o centro das atenções.

Você, corintiano, deveria ficar feliz pelo gol que Jô fez. Os rivais, alegres por ele ter perdido um pênalti. E apenas isso. O Cartola é um jogo, e ele serve apenas para isso, para divertir.

A gente até entende que os jogadores ficam revoltados com a ofensa e querem responder, mas a internet é um ambiente extremamente tóxico em que as pessoas adoram xingar o outro. Rebaixar o nível do debate para o dessa gente só piora tudo.

Edenilson pediu desculpas por ter ofendido as pessoas ao recomendar que elas colocassem as cartoletas "naquele lugar". Depois, revelou que estava sendo alvo de racismo e que estava de cabeça quente. Mas terminou a mensagem com um "perdão e boa diversão para os que jogam".

Aos que odeiam o jogo, a Globo não tem culpa que as pessoas são ignorantes, e nem o Cartola. Aprendam a jogar e apenas se divertir.