Topo

Botafogo

Botafogo ganha 'cara de Autuori' e vê invencibilidade de dez jogos

Botafogo de Paulo Autuori está há dez jogos sem perder: seis empates e quatro vitórias - Robson Mafra/AGIF
Botafogo de Paulo Autuori está há dez jogos sem perder: seis empates e quatro vitórias Imagem: Robson Mafra/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2020 04h00

A vitória sobre o Paraná na Copa do Brasil foi fundamental para o Botafogo na temporada. Além de adicionar mais R$ 2 milhões nas contas, o clube ampliou a série invicta na temporada. Agora, são dez jogos sem perder, o que o coloca atrás apenas do Grêmio, que soma 15 jogos nesse ranking.

Cabem duas observações já que a lista contempla apenas os jogos oficiais, excluindo assim a derrota para o Fluminense em um amistoso antes do início do Brasileiro. Além disso, um dos seis empates representou a eliminação nas semifinais da Taça Rio, justamente para o próprio Tricolor carioca. O Alvinegro ainda teve quatro vitórias.

A última derrota do Botafogo em um jogo oficial foi contra o Flamengo ainda na fase de classificação da Taça Rio. O trabalho do técnico Paulo Autuori ainda estava bem no começo e tem evoluído desde então. Não à toa, Marcelo Benevenuto, um dos principais destaques, diz que a equipe está com a cara do treinador.

"Média de idade do time é muito baixa, mas são jogadores também com experiência nessa Copa do Brasil. Acho que foi importante essa vitória [Paraná] para dar moral para a gente no decorrer da temporada. A gente fica feliz, soubemos sofrer no decorrer do jogo e sair classificado. Time está a cara do Autuori, a cara do professor. Soube montar bem a equipe, ele estuda bem os adversários, escala conforme o adversário. Isso é importante também", disse o defensor do Glorioso.

O treinador já comentou algumas vezes sobre a evolução do time. Paciente e com costas largas, como gosta de dizer, Paulo Autuori não teve pressa durante o Campeonato Carioca. Mesmo pressionado pela torcida para se classificar para as semifinais, o comandante tratou sempre de manter uma evolução constante, mesmo que lenta.

Segundo ele, isso faz com que o Botafogo não regrida mais para frente, já que a melhora no desempenho foi gradativa e sólida. De fato, o Alvinegro fez grandes jogos principalmente contra Atlético-MG e Flamengo, quando apostou nos contra-ataques e causou grande transtorno a duas equipes entre as favoritas ao título do Brasileiro.

O próximo desafio será dos mais complicados para o Botafogo. Novamente diante de um time que está o topo da tabela: o líder Internacional. E com um adendo. Enquanto o Alvinegro penou para vencer o Paraná, pela Copa do Brasil, o Internacional descansou desde a vitória sobre o Atlético-MG, no último sábado, no Beira Rio.

Botafogo