Topo

Brasileirão - 2020

Flu x Vasco tem clássico de joias 'rivais' da base em baixa no profissional

Marcos Paulo e Talles Magno, ainda no sub-17: dupla é rival desde a base, mas vive momento ruim  - Reprodução/Twitter
Marcos Paulo e Talles Magno, ainda no sub-17: dupla é rival desde a base, mas vive momento ruim Imagem: Reprodução/Twitter

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2020 04h00

Marcos Paulo e Talles Magno se conhecem desde criança. Nas divisões de base de Fluminense e Vasco, eles se enfrentam várias vezes por anos e sempre como as joias de suas equipes. Não à toa, queimaram etapas, e, em 2019, viraram a grande esperança de suas equipes. A comparação entre eles é antiga. Amigos fora de campo, eles se reencontram hoje, já profissionais, às 19h, no Maracanã, para um clássico diferente para os dois.

A rivalidade sadia cresceu bastante no sub-17, quando Talles, enfim, desabrochou o potencial que o luso-brasileiro do Flu já mostrava em competições de categorias inferiores. Marcos Paulo levou a melhor e costumava provocar bastante o Cruz-Maltino pelo histórico positivo em São Januário.

"Tô acostumado a ganhar do Vasco (risos). Em São Januário sempre faço gol. A gente, às vezes, precisa ir até os pênaltis, mas perder? Esquece", destacou Marcos Paulo antes do segundo jogo final do Carioca sub-17 em 2018. Naquele dia, nas Laranjeiras, o placar foi 1 a 1. Os gols foram dele e de Talles Magno. Na decisão, o Fluminense venceu na Colina e saiu com o título.

Fluminense de Marcos Paulo venceu o Carioca sub-17 em 2018 sobre o Vasco de Talles Magno - Lucas Merçon/Fluminense FC - Lucas Merçon/Fluminense FC
Fluminense de Marcos Paulo venceu o Carioca sub-17 em 2018 sobre o Vasco de Talles Magno
Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

A dupla também divide holofotes no mercado da bola. No início do mês, o jornal espanhol Marca listou as dez principais promessas do Brasileirão. Os dois primeiros? Marcos Paulo e Talles Magno.

Isso porque o ano de 2019 foi excelente para ambos. Ainda que o número de dois gols não seja tão expressivos, aos 17 anos, Talles foi o grande nome do Vasco de Vanderlei Luxemburgo que escapou da "confusão". Do lado tricolor, Marcos Paulo marcou seis vezes e deu quatro assistências, sendo muito importante na campanha contra o rebaixamento e classificação para a Copa Sul-Americana.

O problema é que em 2020, os jovens veem outra face da expectativa criada: a frustração com a evolução um pouco mais lenta. O atacante do Flu até tem bons números — seis gols e cinco assistências em 22 jogos —, mas vive mau momento e tem sido duramente criticado pelos torcedores nas redes sociais, assim como Talles Magno, que não balançou as redes nem mostrou o mesmo futebol desde que voltou da fratura no quinto metatarso do pé.

Talles Magno contra o Fluminense no sub-17: atacante era "o cara" do Vasco na base - Carlos Gregório Jr/Vasco - Carlos Gregório Jr/Vasco
Talles Magno contra o Fluminense no sub-17: atacante era "o cara" do Vasco na base
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco

Em suas publicações no Instagram, por exemplo, os comentários antes positivos dos torcedores viraram ira com atuações consideradas ruins. Vídeos de chances perdidas do tricolor e de bolas erradas do vascaíno se acumularam no Twitter, contrastando com o status de joias que possuem nos clubes.

"Vai ter crescimento. Hoje já criei um mecanismo para o Talles jogar um pouquinho mais por dentro. Ele tem muito talento, e é um jogador em quem a gente confia muito. Todo torcedor do Vasco espera muito dele. Vai nos dar muitas alegrias", disse o técnico Ramon Menezes sobre o comandado.

Ao contrário da época em que eram "os caras" de seus times na base, Marcos Paulo e Talles Magno fazem clássico "diferente" neste sábado, como coadjuvantes de outros atacantes: Nenê, artilheiro do Brasil em 2020 com 15 gols, e Germán Cano, que marcou 12 dos 21 gols do Vasco na temporada.

''Marcos Paulo é um jogador de altíssima qualidade. Sempre me ajudou muito (risos). Tem alguns jogos que ele não faz gols, mas está sempre participando, ajudando o grupo. Em breve, ele vai voltar a fazer os gols, porque qualidade não falta", opinou o lateral Calegari, que também está acostumado com Talles Magno: "Esse confronto com o Talles, se tiver, na base já aconteceu muito, na seleção também, então espero que ele esteja em um dia ruim e eu ganhe todas (risos)".

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x VASCO
Estádio:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 29/08/2020 (sábado), às 19h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Onde assistir: Premiere e tempo real do Placar UOL.

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri, Dodi e Michel Araújo; Nenê, Marcos Paulo e Evanilson. Técnico: Odair Hellmann.

VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique; Fellipe Bastos e Carlinhos (Marcos Junior); Bruno César, Benítez e Talles Magno; Cano. Técnico: Ramon Menezes.