Topo

Assuntos pessoais, quase adeus, Diniz e meme: Hernanes desabafa após 2 a 1

Do UOL, em São Paulo

30/08/2020 14h19

Hernanes foi um dos protagonistas da vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Corinthians, hoje (30), no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Ele marcou o primeiro gol da partida, em cobrança de falta aos 14 minutos do primeiro tempo, e desabafou em entrevista coletiva logo após o apito final.

Aos 35 anos, o meia são-paulino vinha de três jogos no banco de reservas até ser escalado por Fernando Diniz como substituto de Daniel Alves no clássico. Destes três jogos, ele só entrou contra o Athletico-PR e jogou um tempo. Nas últimas semanas, além deste limbo na equipe, ele viveu uma possibilidade de transferência para a Europa e problemas pessoais que não revelou, mas que considera superados: "Os pensamentos foram dos mais variados, a ponto de deixar o São Paulo. Mas o Diniz e a diretoria tiveram paciência comigo."

"Eu digo sempre que o Hernanes que joga é o Hernanes que vive. Quando não estamos em conexão com a gente mesmo não conseguimos produzir frutos. Foi um momento importante, de bastante reflexão, quando você vai encontrar dentro de você as soluções para os problemas e voltar a ser quem sempre fui. Antes de ser [um problema] técnico, é pessoal. Se hoje eu consegui estar de volta jogando e jogando bem, fazendo gol, é porque já tinha tomado a decisão que eu iria recuperar tudo. Isso foi a coisa mais importante, quando eu decidi eliminar vaidades e distrações", afirmou o experiente jogador.

Nas últimas semanas, uma associação comum de torcedores sobre a falta de chances para Hernanes foi um possível desentendimento com Diniz. O jogador negou e rasgou elogios ao comandante:

Eu expus para ele [Diniz] o que se passava na minha cabeça, no meu coração, e ele foi importantíssimo, teve paciência e deu respaldo: 'quando você decidir o que quer fazer vem para mim e fala'. Ele me deu tempo, todas as condições, não me forçou a nada e nem disse o que eu tinha que fazer. Quando eu cheguei para ele e disse que estávamos juntos, que quero ficar aqui e fazer parte do projeto, do time, me coloquei à disposição total, 'pode pedir o que você quiser e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance'. Ele foi importantíssimo ao lidar comigo, tenho que agradecer por toda a força.

Hernanes ainda foi questionado sobre uma mudança de espírito do São Paulo desde a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista. O time vem de três vitórias consecutivas e assumiu a vice-liderança do Brasileirão com apenas dois pontos a menos do que o Internacional. O experiente jogador citou até um meme em sua declaração sobre essa retomada.

"É como disse um cara na internet: se não mudar não muda, se continuar continua (risos). Às vezes é bom chegar no fundo do poço para ter uma atitude de mudança."

Hernanes - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Hernanes comemora gol marcado pelo São Paulo contra o Corinthians em cobrança de falta
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF