Topo

Incontestável no Santos, Gustavo Henrique não engrena e perde espaço no Fla

Gustavo Henrique, zagueiro do Flamengo, em ação no clássico com o Fluminense - Alexandre Vidal / Flamengo
Gustavo Henrique, zagueiro do Flamengo, em ação no clássico com o Fluminense Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Eder Traskini e Léo Burlá

Do UOL, em Santos e no Rio de Janeiro

30/08/2020 04h00

O zagueiro Gustavo Henrique volta à Vila Belmiro na tarde de hoje (30), às 16h, para enfrentar seu antigo clube, o Santos, pela sexta rodada do Brasileirão. Em fim de contrato, o defensor trocou o Peixe pelo Flamengo em janeiro deste ano sem custos para os cariocas.

O ano de 2019 foi o melhor da carreira do zagueiro de 27 anos. Assombrado por lesões durante seu tempo no Santos, ele jogou a temporada inteira, entrando em campo 55 vezes e marcando cinco gols —ambos os maiores números da carreira.

No início, o técnico Jorge Sampaoli não pensava em contar com ele, mas Gustavo convenceu o argentino nos treinamentos de que merecia uma vaga e se tornou titular incontestável: apenas Pituca e Sánchez somaram mais jogos no ano.

No Flamengo, Gustavo Henrique chegou cercado de expectativas e contratado para ser o substituto de Pablo Marí, que foi para o Arsenal (ING). No entanto, ele ainda não conseguiu se firmar no novo clube.

O zagueiro veio com status de titular, mas perdeu espaço com a contratação de Léo Pereira, considerado um defensor de melhor passe, e foi para o banco de reservas ainda sob o comando de Jorge Jesus.

Como o Fla disputou e ainda tem pela frente muitas competições, Gustavo já recebeu muitas oportunidades e disputou 13 partidas com a camisa rubro-negra. Contra o Botafogo, Domènec Torrent perdeu Rodrigo Caio e optou pela entrada do jovem Thuler.

O camisa 2 não cometeu falhas gritantes, mas não conseguiu reeditar as boas atuações dos tempos de Santos. Com Domènec, Gustavo entrou em campo apenas uma vez, contra o Atlético-GO, e saiu no intervalo por uma mudança tática.

FICHA TÉCNICA

Santos x Flamengo

Campeonato Brasileiro - 6ª rodada
Data: 30/08/2020 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: André Luiz de Freitas Castro (GO)

SANTOS: João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Soteldo e Kaio Jorge (Raniel). Técnico: Cuca.

FLAMENGO: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio (Thuler), Leo Pereira e Filipe Luis; Willian Arão (Thiago Maia), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico: Domènec Torrent