Topo

Corinthians

Neo Química Arena: estádio do Corinthians ganha naming rights por 20 anos

Neo Química Arena é o novo nome da Arena Corinthians - Reprodução/Corinthians TV
Neo Química Arena é o novo nome da Arena Corinthians Imagem: Reprodução/Corinthians TV

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 23h18Atualizada em 01/09/2020 10h21

Neo Química Arena é o novo nome da Arena Corinthians. O anúncio oficial só ocorreu nos primeiros minutos desta terça-feira, 1º de setembro, data de aniversário do clube. O grupo farmacêutico Hypera Pharma adquiriu os naming rights por R$ 300 milhões, em contrato de cerca de 20 anos.

A compra já havia sido antecipada pelo UOL Esporte, na última semana. Oficialmente, o nome foi anunciado em uma live do clube que aconteceu na virada de 31 de agosto para o dia 1º de setembro, nas comemorações dos 110 anos de história do Corinthians.

O evento de divulgação contou com toda a pompa de comemoração de seu aniversário, com direito a queima de fogos de artifício e apresentações da cantora Negra Li. O ator Dan Stulbach e o ex-goleiro Ronaldo Giovanelli foram os anfitriões da festa. O nome da arena foi divulgado pelo presidente do clube, Andrés Sanchez, ao lado de Breno Oliveira, CEO da Hypera Pharma. Os dois retiraram o pano que cobria a placa com o novo nome do estádio.

35 milhões de torcedores fanáticos, tem que ser o Corinthians, não tem outro time para fazer essa parceria
Breno Oliveira, CEO da Hypera Pharma

O UOL Esporte já havia apurado que todo o dinheiro recebido pelos naming rights será destinado para abater a dívida do clube com a Caixa Econômica Federal por conta da construção do estádio. Internamente, o Corinthians veicula que a dívida é de R$ 530 milhões.

Vai ser bom não só pro Corinthians, mas para o futebol como um todo
Andrés Sanchez

Nunca?

Em 23 de agosto, Andrés Sanchez declarou no Twitter que a marca detentora dos naming rights "nunca esteve" na camisa do Corinthians.

No entanto, a Neo Química estampou o uniforme corintiano como patrocinadora master em momentos de relevância para a história do clube: em 2010, ano do centenário, e em 2011, na conquista do Campeonato Brasileiro. A parceria foi encerrada no início de 2012.

A parceria foi citada pelo vice de vendas da Hypera, Luiz Eduardo Clavis: "A Neo Química já faz parte da história do Corinthians. Estávamos lá no centenário", disse ele após o nome ser oficialmente divulgado pelo clube.

Ronaldo Neo Química - Wagner Meier/Folhapress - Wagner Meier/Folhapress
Adriano e Ronaldo em duelo entre Flamengo x Corinthians, em 2010; patrocinadora do Timão era a Neo Química
Imagem: Wagner Meier/Folhapress

Novela

O anúncio põe fim a uma novela que já dura seis anos, desde a inauguração da arena, em maio de 2014, às vésperas da Copa do Mundo.

Erguido na Zona Leste de São Paulo, o estádio foi o palco do jogo de abertura do Mundial e da semifinal entre Argentina e Holanda.

O meia-atacante Giovanni Augusto, então jogador do Figueirense, foi o autor do primeiro gol de sua história.

Corinthians