Topo

Santos

Cuca encontra "norte" no Santos após mudanças táticas contra o Flamengo

Cuca observa o jogo do Santos da beira do campo - Ivan Storti/Santos FC
Cuca observa o jogo do Santos da beira do campo Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

31/08/2020 04h00

O Santos foi derrotado ontem (30) pelo Flamengo na Vila Belmiro por 1 a 0, mas a atuação da equipe deixou o técnico Cuca satisfeito. O comandante fez alterações táticas, principalmente no setor ofensivo, e terminou o jogo afirmando ter encontrado um "norte".

Com problemas na criação de oportunidades de gol, Cuca utilizou a semana livre antes da partida contra o Fla para focar no setor de meio-campo na fase ofensiva. A principal mudança já foi vista ontem e com sucesso: os alas Felipe Jonatan e Pará atuando por dentro.

Jonatan, inclusive, teve uma grande chance de gol recebendo a bola dentro da área e finalizando para defesa de Diego Alves. No desenho tático de Cuca diante dos cariocas, Marinho e Soteldo ficaram mais abertos, mais próximos da linha, enquanto os laterais santistas entraram por dentro para ajudar na criação e triangulações.

Questionado sobre a alteração tática durante a entrevista coletiva após o duelo, Cuca fugiu do assunto e não quis revelar nada.

"Não vou falar porque tem jogo quarta-feira. Vocês vão degustando o que viram, troquem ideia, porque é um prato bom para vocês discutirem. Se não é mesma coisa que eu chamar o Ramon (técnico do Vasco) e falar o que estou fazendo, não vou fazer isso", disse.

Ele não escondeu a satisfação com a evolução da equipe na fase ofensiva. Antes, Cuca havia deixado clara sua insatisfação com o desempenho do meio-campo, principalmente com Pituca e Sánchez, responsáveis pela criação.

"Jogamos como a gente sempre busca. Jogadas construídas, jogadas individuais... temos coisas para melhorar mas fomos bem. Perdemos muitos gols, e é um jogo que se você faz 1 a 0, o adversário abre e você tem mais chances de matar o jogo. Se você empata, o emocional sobe, porque o naquele momento estava abalado. Porque você faz dois gols e os dois são anulados. Abala não só quem joga, mas quem está no banco também. Enfim, lamentar o resultado e valorizar a atuação da equipe", afirmou.

O Santos volta a campo nesta quarta-feira, às 21h30, quando recebe o Vasco na Vila Belmiro, em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão.

Santos