Topo

Grêmio usa tri do Gauchão para manter 'fome' e ganhar confiança no ano

Diego Souza comemora gol pelo Grêmio na final contra o Caxias - Pedro H. Tesch/AGIF
Diego Souza comemora gol pelo Grêmio na final contra o Caxias Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/09/2020 04h00

Confiança e vontade de querer mais. O Grêmio deixou o Gauchão para trás com discurso montado: usar o tricampeonato estadual para injetar ânimo no elenco e manter a 'fome' por novos títulos. A ideia apontada em entrevistas foi reforçada em reunião no CT do clube, no dia seguinte à conquista.

A conversa entre jogadores e comissão técnica ocorreu ontem (31) e foi revelada por David Braz, em entrevista à Rádio Guaíba.

Internamente, o Grêmio sabe que os títulos recentes têm dois lados: os louros da vitória e o fastio de ganhar várias vezes em curto espaço de tempo. Por isso, encontrar recordes e objetivos novos tem sido rotina.

"Ser campeão dá confiança a mais, importante para o jogador trabalhar bem. Trabalhar leve. Independente do Brasileirão, o Grêmio sempre entra para vencer e agora vamos começar essa maratona de jogos", disse Darlan, volante do Grêmio.

Renato Gaúcho, que voltou a liberar rachão na véspera dos jogos sob argumento de criar competitividade no dia a dia, foi o primeiro a falar em repetir o feito de 1987 no Grêmio: ganhar três edições do estadual em sequência.

"Nunca vou deixar meu grupo se acomodar. O jogador de futebol tem que sempre querer ganhar", afirmou o treinador.

As lideranças do elenco também se renovaram, desde o título da Copa do Brasil de 2016. Geromel, Marcelo Oliveira e Maicon continuam no vestiário, mas viram o crescimento de Kannemann e as chegadas de David Braz e Diego Souza.

O primeiro teste para os efeitos do título estadual, a sétima conquista do Grêmio desde 2016, é contra o Sport. O jogo acontece na quinta-feira, em Porto Alegre, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.