Sob críticas, Luxemburgo enfrenta Coudet, o gringo do momento no Brasil
Vanderlei Luxemburgo diz ser favorável a vinda de técnicos estrangeiros ao Brasil, mas pontuou críticas frequentemente a Jorge Jesus durante sua passagem de sucesso no Flamengo. Ainda que campeão paulista e invicto no Brasileirão, o técnico do Palmeiras tem sido questionado e hoje (2), às 21h30, enfrenta o Inter de Eduardo Coudet, o gringo do momento na Série A.
Luxa adota há algum tempo o discurso em defesa da "essência do futebol brasileiro" e o repetiu após vencer o Estadual com o Verdão. O treinador diz que é preciso buscar evoluções, mas não é certo mudar as características de jogo no país para dar um ritmo mais rápido, como na Europa.
"Somos pentacampeões com a nossa cultura, temos de mudar a essência porque o Jesus veio aqui e ganhou a Libertadores?", disse Luxa, mês passado. Chamado de ultrapassado justamente quando defende este argumento, o palmeirense avisou na festa do título estadual que o melhor recado que pode ser dado é "levantar taças".
Invicto há dez jogos entre Paulista e Brasileiro (cinco vitórias e cinco empates), o comandante do Verdão tem convivido com críticas pela falta de desempenho ofensivo. No Nacional, o time é o 13º em finalizações totais (8,6 por jogo) e o 14º em tentativas corretas (3,4 por jogo), de acordo com o Sofa Score, site especializado em estatísticas.
Ainda assim, o Palmeiras é o sexto colocado (nove pontos em cinco jogos) e com aproveitamento para o G-4, por ter uma partida a menos. A diretoria gosta do trabalho do técnico e não planeja fazer trocas agora. O confronto no Allianz Parque diante do líder é uma nova chance para Luxemburgo mais uma vez acalmar cornetas e frear o bom momento do Inter, que vê Eduardo Coudet ganhar destaque na Série A, depois de Jesus e Jorge Sampaoli abrirem o caminho em 2019.
O gringo do momento no futebol brasileiro é Eduardo Coudet. Contratado pelo Inter no início da temporada, o argentino não conseguiu sucesso no Campeonato Gaúcho, mas tem total respaldo da direção e do elenco. Os números de 2020 reforçam tamanha esperança que, com ele no comando, o time possa sair do jejum de conquistas do Brasileiro que tem mais de 40 anos.
Neste ano são 26 jogos na temporada — 16 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. Só dois times conseguiram vencer o Inter sob comando de Chacho (apelido do técnico): Fluminense e Grêmio (três vezes). O Colorado não é apenas líder do Brasileiro com 15 pontos, mas tem o melhor ataque da competição, com dez marcados e somente dois sofridos. Em toda temporada foram 13 gols sofridos, nenhum na Libertadores.
Ou seja, sobram razões para empolgação com o rendimento do Internacional, que buscará defender a liderança no Allianz Parque. "O Brasileiro é um campeonato muito parelho, todos os times têm qualidade, precisamos estar atentos aos detalhes. Sempre é muito complicado jogar, tanto fora quanto em casa", disse Coudet.
Em campo, o Colorado mostra claros sinais de um trabalho fora do habitual. A exigência tática, os repetidos pedidos por intensidade, a obrigação de iniciar jogadas com qualidade desde a zaga e até mesmo uma formação que não era tão utilizada por aqui definem o comando do treinador do Colorado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.