Futebol inglês vê aumento de 53% nas denúncias de racismo, diz organização
A temporada 2019-2020 do futebol inglês teve um aumento de 53% nas denúncias de racismo e 95% nas de homofobia. Os números são de um levantamento da organização Kick It Out, que tem como objetivo combater o preconceito no futebol britânico.
Ao todo, o número de relatos aumentou 42% desde o último levantamento da organização. O número saltou de 313 para 446 de uma temporada para outra (julho a julho) e inclui denúncias de atletas profissionais e das categorias de base.
Uma das preocupações da organização é o fato que as partidas desta temporada tenham sido majoritariamente adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus, ou seja, mesmo sem ofensas nos estádios, os atletas continuaram a ser perseguidos.
Uma explicação pode estar em outro dado da pesquisa, que indica que 71% dos atletas vítimas de racismo sofreram o crime nas redes sociais.
"Sabemos que os relatórios para a Kick It Out são apenas a ponta do iceberg. Nós apenas relatamos o que é relatado para nós", explicou Sanjay Bhandari, presidente da organização, à BBC.
A primeira rodada do Campeonato Inglês está prevista para começar no dia 12 de novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.