Topo

Tiago Nunes luta para achar escalação e só repetiu sete vezes o Corinthians

Tiago Nunes comanda o Corinthians durante partida contra o Goiás pelo Brasileirão 2020 - Heber Gomes/AGIF
Tiago Nunes comanda o Corinthians durante partida contra o Goiás pelo Brasileirão 2020 Imagem: Heber Gomes/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/09/2020 04h00

Tiago Nunes "respirou" no cargo de técnico do Corinthians após a vitória sobre o Goiás por 2 a 1, na última rodada. No entanto, está longe de engrenar no comando do Alvinegro. O treinador sequer consegue achar o time ideal para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, competições que o Alvinegro ainda tem para disputar nesta temporada.

Segundo levantamento do UOL Esporte, Tiago Nunes só conseguiu repetir a escalação em sete dos 24 jogos oficiais do Corinthians em 2020. Questionado sobre essa dificuldade após o duelo contra o Goiás, o treinador se mostrou incomodado.

"São sempre os mesmos atletas, a gente não muda de grupo de atleta a cada jogo, e as escalações elas mudam como todas equipes mudam. Todas as equipes acabam tendo mudanças de um jogo para outro por vários aspectos. Pode parecer que não, mas estamos numa pandemia, teve parada de quatro meses, os jogadores estão jogando a cada três dias. E a memória curta faz esquecer estes detalhes. Temos cuidado para preservar atletas e trocar características de um jogador para outro. Mas temos cerca de 30 atletas e utilizamos os mesmos", afirmou Tiago.

"Penso que é um parecer simplista da sua parte, a gente tem tentado melhorar a cada jogo e, principalmente, oportunizar todos. Se você fizer um levantamento, eu sou um treinador que costumo oportunizar todos a jogar. É importante para gestão do elenco, é importante para deixar todos motivos, é importante para valorizar o elenco do clube. Pra mim, isso é um papel do treinador, oportunizar todos e não precisar ter um time base durante o ano", completou.

Antes da parada

Tiago - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Antes da parada dos torneios por conta da pandemia do coronavírus, Tiago só repetiu a mesma escalação em três momentos em 12 jogos, mas todas com variações entre elas. Logo na primeira e na segunda partida oficial da temporada, contra o Botafogo-SP e Mirassol. Em fevereiro, diante do Santos e do Guaraní-PAR e, depois nos duelos com São Paulo e Água Santa.

Antes de Vagner Love deixar o clube, o treinador escalou até uma dupla de centroavantes entre Boselli e Vagner Love. O ex-camisa 9 do Corinthians atuou pelos lados do campo e, principalmente, atrás de Boselli, como uma espécie de "falso 10", centralizado no meio-campo.

Depois da parada

Tiago NUnes - Rodrigo Coca - Rodrigo Coca
Imagem: Rodrigo Coca

Após a parada, Tiago Nunes repetiu a escalação quatros vezes em 12 jogos. Foram em dois momentos diferentes, mas desta vez com uma sequência maior: ele manteve o mesmo time por quatro confrontos seguidos, algo que ainda não havia acontecido.

O treinador reiniciou os jogos contra o Palmeiras e repetiu diante do Oeste. No entanto, mudou novamente o time para as quartas de final do Paulista, diante do Red Bull Bragantino. Na sequência, Tiago manteve a formação em mais três jogos: contra o Mirassol, na semifinal do Estadual, e nos dois jogos da final contra o Palmeiras. Depois disso, nunca mais repetiu uma escalação.