Você confia no VAR da CBF? Por quê? Blogueiros analisam prós e contras
Resumo da notícia
- VAR voltou a ser motivo de discussão na última rodada do Brasileirão
- Colunistas do UOL dizem se confiam no VAR da CBF, e por qual motivo
- "Não tenho motivos para confiar na entidade", analisa o blogueiro Menon
- "Confio porque não há nenhuma prova que diga o contrário", diz Danilo Lavieri
O VAR voltou a ganhar protagonismo na última rodada do Campeonato Brasileiro. Fernando Diniz, por exemplo, criticou o árbitro de vídeo na derrota do São Paulo para o Atlético-MG na noite de ontem (3), assim como outros times têm feito reclamações desde o início da competição.
Mas o que será que os colunistas do UOL Esporte estão pensando sobre o desempenho do VAR neste Campeonato Brasileiro? Fizemos a seguinte pergunta para eles: Você confia no VAR da CBF? Por quê? Veja abaixo o que eles responderam:
ANDRÉ ROCHA
O VAR é necessário, mas precisa ter seus processos aperfeiçoados com os árbitros e operadores. E também ser mais transparente nas decisões.
Leia o blog do André Rocha.
ANDREI KAMPFF
Sim. A vigilância é gigante e não sou de acreditar em grandes complôs. O que existe são dois erros graves no Brasil. O primeiro de operação, processo é lento. O segundo de transparência, já que passou da hora de se disponibilizar a comunicação entre árbitros e as imagens analisadas.
Leia o blog Lei em Campo.
DANILO LAVIERI
Confio no VAR porque não há nenhuma prova que diga o contrário e porque se não confiasse nem faria sentido assistir aos jogos.
Leia o blog do Danilo Lavieri.
JUCA KFOURI
Não, porque está desmoralizando a ferramenta. Interfere demais, demora demais e é pouco transparente ao apresentar o resultado de suas decisões. Em vez de evitar erros gritantes, procura pelo em ovo e torna apitador e auxiliares em meros robôs, porta-vozes do VAR.
Leia o blog do Juca.
JULIO GOMES
Não confio nas decisões dos árbitros. E o VAR não é um computador nem um software, é um árbitro assistente de vídeo. Não confio neles. Nem nos de campo nem nos de vídeo. A presença do VAR não muda o problema absoluto é fundamental da arbitragem no Brasil: falta de profissionalismo, critérios, uniformidade de decisões, treinamento. A culpa nem é dos árbitros, vai além. A CBF não investe o suficiente nisso, faz um trabalho porco. Como em todo trabalho porco, o resultado é porco.
Leia o blog do Julio Gomes.
MARCEL RIZZO
Sim. O problema do VAR no Brasil é o uso excessivo, acabou virando muleta para os árbitros de campo. Se for mais ágil, e usado de fato somente em erros claros e óbvios como manda a regra, vai tornar o esporte mais justo.
Leia o blog do Marcel Rizzo.
MENON
Eu não confio. Não tenho motivos para confiar na entidade. Não há transparência alguma, não sei o que foi falado, não sei como o software funciona, não sei qual a capacidade técnica do operador do software, não sei como ele está se sentindo emocionalmente na hora do trabalho. Acreditar no VAR é o mesmo que acreditar em alguma entidade divina, é preciso ter fé absoluta e não questionar nada. Em tempo, não tenho motivo algum para duvidar da honestidade dos árbitros de vídeo.
Leia o blog do Menon.
MILTON NEVES
Eu não tenho motivos para desconfiar, é claro. Mas essa história de desmentir com software o que estamos claramente vendo na imagem é tremendo tiro no pé. Só alimenta a campanha anti-tecnologia. Na dúvida, a decisão tem que ser pró-gol, que é a alma do futebol.
Leia o blog do Milton Neves.
PERRONE
Não confio porque não sei o que acontece. Não sei o que os membros da equipe discutem e decidem. Muitas vezes, as imagens disponíveis não justificam as decisões. Só vai ser confiável quando houver transparência, quando todas as imagens e áudios forem disponibilizados. De preferência, em tempo real.
Leia o blog do Perrone.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Não creio que haja manipulação. O que há é ruindade dos nossos árbitros de campo e de vídeo. Ainda assim, tirando a histeria que ocorre a qualquer erro, acho que há muito mais acertos do que erros e o saído é positivo. Pode e deve melhorar. Mas é insano voltar a pensar no futebol sem o VAR.
Leia o blog do Renato Maurício Prado.
RODOLFO RODRIGUES
Não acredito em má fé. Acho apenas que continuam sendo mal orientados. O VAR existe há mais de um ano e ainda estamos discutindo o seu uso correto. É preciso se espelhar no modelo europeu, especialmente o inglês. Mas outra coisa que precisa mudar também é a cultura brasileira em relação às críticas de arbitragem. Com VAR ou não, as reclamações são excessivas por parte de jogadores, treinadores, dirigentes, torcedores e até da imprensa. É dado um valor enorme aos erros de arbitragem, como se essa fosse a única razão de um resultado adverso.
Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.