Topo

Fluminense

Bastidores: Flu 'perde' certificado de clube formador da CBF em impasse

Divisões de base do Fluminense em Xerém são mundialmente reconhecidas - Lucas Merçon/Fluminense
Divisões de base do Fluminense em Xerém são mundialmente reconhecidas Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/09/2020 18h17

O Fluminense "perdeu" o certificado de clube formador da CBF. A nova lista publicada pela entidade máxima do futebol brasileiro não contém o Tricolor, uma das equipes mais reconhecidas pelo trabalho de base. A confusão, entretanto, foi causada também por um impasse.

Conforme manda o regimento, o Flu precisaria enviar um documento à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) com as informações necessárias para renovar o status junto à CBF. O clube o fez no dia 3 -- o prazo era até o dia 8. A federação estadual, entretanto, usará dos 40 dias a que tem direito para analisar o documento e só então dar o aval para encaminhá-lo à confederação nacional.

Às turras com a Ferj desde as discordâncias pelo retorno do futebol e do Campeonato Carioca, o Fluminense, internamente, acredita que a entidade estadual utilizará do prazo apenas como retaliação. O presidente Rubens Lopes, inclusive, entrou com ação judicial contra Mário Bittencourt, mandatário do Tricolor, por calúnia, difamação e injúria após críticas públicas feitas pelo cartola.

O impasse prejudica mas não impede o Flu de manter o status. O clube agora aguarda para regularizar a situação e tentar subir para a categoria A — está na categoria B desde 2015, sendo o primeiro grande do Rio de Janeiro a obter o certificado.

Fluminense