Topo

Palmeiras

Como Luxa tirou rivais do "cangote" de Lucas Lima e resolveu meia em campo

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 04h00

Nas últimas duas vitórias do Palmeiras, contra Red Bull Bragantino e Corinthians, Vanderlei Luxemburgo escolheu um novo posicionamento para Lucas Lima. O meia não fica mais centralizado, como um camisa 10 clássico; a ordem é para que ele arme partindo do lado direito, com liberdade para jogar sem ninguém "fungando em seu cangote".

"O Lucas (Lima) tem treinado bastante, tem se dedicado muito. Eu dei uma 'girada' na equipe. Encontrei um espaço para o Lucas flutuar sem ter alguém fungando no cangote dele, para dominar com o pé canhoto. Ele pode puxar a bola para dentro, ver quem está na frente dele, virar a jogada. Foi o que ele fez (contra o Corinthians). Ele está em um espaço diferente, mas de repente encontramos um jeitinho para jogar e ele gostou", explicou Vanderlei Luxemburgo.

Ele, de fato, foi mais perigoso. Lucas terminou o clássico contra o Corinthians como o jogador do Palmeiras com mais passes decisivos: quatro. O meia participou, inclusive, da jogada do segundo gol, invertendo o lance para Willian antes da conclusão de Gabriel Veron.

Com desempenho irregular na temporada, Lucas Lima tem sido bancado por Luxemburgo - ele atuou em 23 dos 28 jogos na temporada, sendo 16 como titular. Ao longo de 2020, o técnico busca um meia que dite o ritmo do Palmeiras. A baixa produção dos armadores fez com que na reta final do título paulista ele até abdicasse deste jogador, usando três volantes.

Diante da cobrança por um melhor desempenho no Brasileirão, o técnico voltou a jogar com Lucas Lima. Usado de forma mais "tradicional" nos seus quatro primeiros jogos no campeonato, Lucas se aproveitou de uma mudança no ataque alviverde.

Nas últimas duas rodadas, o time voltou a contar com um jogador de velocidade. Wesley começou nesses jogos aberto pelo lado esquerdo, como opção para dar amplitude ao Palmeiras. Do outro lado, Lucas Lima joga buscando companheiros, e Gabriel Menino deixou de ser improvisado como um ponta direita para jogar onde gosta, como volante.

Depois dos dois triunfos recentes, o Palmeiras chegou a 16 pontos em oito rodadas e está na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. O time está a quatro pontos do líder Internacional e tem um jogo a menos.

Palmeiras