Topo

Vasco

Vasco inaugura CT e batiza primeiro campo em homenagem a ex-goleiro Barbosa

Campello, presidente do Vasco, entrega placar em homenagem a Barbosa à Tereza - Reprodução VascoTV
Campello, presidente do Vasco, entrega placar em homenagem a Barbosa à Tereza Imagem: Reprodução VascoTV

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/09/2020 18h31

O Vasco inaugurou o centro de treinamento na tarde de hoje (11), em evento que contou com o presidente Alexandre Campello, membros da diretoria, ex-jogadores que marcaram época na Colina e também do prefeito Marcelo Crivella. Tereza Borba, filha do ex-goleiro Barbosa, marcou presença e recebeu uma placa em homenagem ao pai, que batizará o primeiro campo do local.

O CT foi construído através de arrecadação de fundos junto à torcida. Rafael Cazeira, primeiro torcedor a fazer uma doação à campanha, inclusive, esteve na festa e subiu ao palco.

Apesar da inauguração, o local ainda não será usado pelo elenco profissional imediatamente. A cúpula aguarda alguns processos para realizar a mudança dos equipamentos, que hoje se encontram em São Januário.

"Hoje, o Club de Regatas Vasco da Gama assina mais uma página de sua gloriosa história. Esse era um dos principais compromissos da minha campanha, em 2017. Somo gratos, especialmente, ao prefeito Marcelo Crivella pela doação do nosso terreno, e também ao vereador Alexandre Isquierdo. Entenderam a importância, não só para o Vasco, mas também o papel social que podíamos cumprir na área. Temos, todos nós vascaínos, o maior orgulho das raízes populares. Assim como fazemos há anos com a Barreira do Vasco, temos muito a contribuir com a Cidade de Deus", disse o mandatário.

"O Vasco vem enfrentando todos os desafios e, então, buscando soluções. Sem falsa modéstia, os resultados conquistados de 2018 para cá são expressivos. Por isso, 122 anos depois, podemos dizer, sem disfarçar o orgulho, que temos o nosso CT", completou

Com o avançar das obras e a inauguração se aproximando, houve uma grande movimentação de vascaínos, nas redes sociais, em prol de colocar o nome do CT de Moacyr Barbosa, como uma forma de homenagem ao ex-goleiro cruz-maltino.

A diretoria, porém, decidiu por "CT do Almirante". Segundo Campello, poderia ser injusto lembrar de apenas um jogador que marcou nome na história do clube, mas Moacyr Barbosa será o nome do primeiro campo.

"Durante a construção do CT, presenciamos uma movimentação muito grande da torcida, diretoria, em relação ao nome do nosso CT. E o vasco é um time com muitos ídolos. Temos, ao longo da nossa história, inúmeros ídolos. Poderíamos citar Barbosa, Bellini Dinamite, Romário, Juninho, Edmundo, Felipe... Talvez fosse injusto colocar o nome de um dos ídolos. Entretanto, vamos homenagear esses ídolos de outra maneira. Como dizem, outros clubes tiveram goleiros, nós tivemos Barbosa", afirmou.

Tereza não escondeu a emoção ao receber a placa das mãos do presidente vascaíno.

"É emoção pura. Barbosa merece essa homenagem. Aqui é a casa dele, São Januário é a casa dele, onde ganhou todos os títulos. O gramado era o lugar do Barbosa, então, caiu como uma luva", assegurou.

Barbosa, que ficou marcado pela final da Copa do Mundo de 1950, teve duas passagens pelo Vasco, de 1945 a 1955 e, posteriormente, de 1958 a 1962. Na Colina, foi um dos heróis da conquista do Sul-Americano de 1948, o primeiro título internacional de um clube brasileiro.

Além disso, ainda com a camisa do Cruz-Maltino, conquistou o Rio-São Paulo de 1958 e os Cariocas de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958. O ex-goleiro morreu em abril de 2000, após uma parada cardiorrespiratória devido às complicações ocasionadas por um acidente vascular cerebral (AVC). Ele vivia em Praia Grande, São Paulo.

Ex-jogadores presentes

Antônio Lopes, atual coordenador técnico e treinador com diversas passagens por São Januário, participou da festa. Além dele, Geovani, Ricardo Rocha, Alexandre Torres, Sorato, Luisinho, Mauro Galvão e Mauricio, tambpem estiveram no evento.

Vasco