Grêmio falha atrás, não cria e perde para Católica na volta da Libertadores
O Grêmio falhou muito no setor defensivo e perdeu para a Universidad Católica por 2 a 0, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (Chile), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Os gols do time chileno foram marcados por Zampedri e Pinares.
Com a derrota, o Tricolor Gaúcho continua com os quatro pontos que tinha na competição, mas graças à vitória por 4 a 3 do Internacional sobre o América de Cali, se manteve na zona de classificação para a próxima fase no Grupo E. Já a Universidad Católica conquista sua primeira vitória na competição continental, chega aos três pontos, mas segue na lanterna.
O próximo compromisso dos comandados do técnico Renato Gaúcho na Libertadores é na quarta-feira que vem (23), contra o Internacional, no Beira-Rio, às 21h30 (de Brasíllia). A equipe chilena também volta a campo na quarta, no mesmo horário, contra o América de Cali, no estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia.
O melhor: César Pinares faz gol e dá assistência
O meio-campista foi o jogador mais participativo da Universidad Católica. Além de distribuir muito bem o jogo, ele deu o desvio que deixou Zampedri livre para abrir o placar e marcou um golaço dando um lençol em Vanderlei para ampliar.
O pior: setor defensivo do Grêmio tem partida desastrosa
Após a saída por lesão de Geromel, a linha defensiva do Grêmio se perdeu em campo. Além dos dois gols sofridos em um intervalo muito curto de tempo, a saída de bola sempre era desorganizada e dando chances ao time chileno. Além disso, em ao menos duas cobranças de escanteio, a bola passou por todo mundo e a sorte foi a ausência de um atacante da Universidad Católica para ampliar o placar.
Universidad Católica propõe e domina o jogo
O time chileno foi dominante na primeira etapa. Conseguiu envolver o Grêmio com tabelas rápidas entre os jogadores de frente e explorava as constantes falhas na saída de bola do Tricolor Gaúcho. O lado direito da Universidad Católica, com Fuenzalida, era o mais acionado pela equipe comandada por Ariel Holán.
A atuação da equipe caiu um pouco na etapa final, mas mesmo assim conseguia levar perigo ao gol de Vanderlei e só não conquistou um placar superior pelas intervenções do goleiro.
Grêmio erra muitos passes e falha defensivamente
O time de Renato Gaúcho optou por uma postura mais defensiva durante todo o primeiro tempo na tentativa de explorar os contra-ataques. Sem Maicon, lesionado, a equipe perdeu qualidade na saída de bola e errava muitos passes dando a bola ao adversário — que sempre pegava a defesa gremista em recomposição.
Aos 41 minutos, ainda na primeira etapa, a situação ficou ainda pior. Geromel prendeu o pé direito no gramado em uma dividia e deixou o campo de jogo para a entrada de Rodrigues, a 5ª opção para a defesa no atual elenco. Logo que o defensor saiu, o Grêmio sofreu dois gols.
Mesmo com alterações, Grêmio segue sem criar
Logo no início do segundo tempo, o técnico Renato Gaúcho promoveu a entrada de Robinho no meio-campo para deixar a equipe mais criativa. No entanto, o jogador não conseguiu ir bem e a equipe seguiu sem conseguir criar boas oportunidades. Os jovens Rildo e Ferreira, que também entraram para deixar a equipe mais ofensiva, não conseguiram desempenhar o seu melhor futebol.
Cronologia do jogo
A Universidad Católica foi muito superior durante toda a primeira etapa, mas só chegou ao primeiro gol aos 43 minutos. Rebolledo chegou ao fundo e fez cruzamento para a área, Pinares desviou e a bola sobrou limpa para Zampedri, que dominou e soltou uma bomba, sem chances para Vanderlei. O time chileno ampliou ainda nos acréscimos do primeiro tempo: Aued fez passe por cima buscando Pinares, o zagueiro Rodrigues falhou e deixou a bola passar, o atacante deu um lençol no goleiro gremista e completou de cabeça, marcando um belíssimo gol.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD CATÓLICA 2 X 0 GRÊMIO
Data: 16/09/2020 (Quarta-feira)
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (CHI)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Auxiliares: Julio Fernandez (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
Cartões amarelos: Zampedri (UNI); David Braz (GRE)
Cartão vermelho: David Braz
Gols: Zampedri, aos 43 do primeiro tempo e Pinares, aos 46 do primeiro tempo.
UNIVERSIDAD CATÓLICA
Dituro; Fuenzalida, Lanaro, Huerta e Rebolledo; Saavedra (Francisco Silva), Aued e Pinares (Marcelino Nuñez); Lezcano (Munder), Edson Puch (Buonanotte) e Zampedri (Diego Valencia).
Técnico: Ariel Holan
GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Geromel (Rodrigues), David Braz e Cortez; Darlan (Guilherme Azevedo), Matheus Henrique, Alisson (Rildo), Isaque (Ferreira) e Luiz Fernando (Robinho); Diego Souza.
Técnico: Renato Gaúcho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.