Arthur e Paquetá "prejudicados pelo momento" permitiram novidades, diz Tite
Nomes frequentes nas listas de convocados do técnico Tite para a seleção brasileira ao longo dos últimos anos, os meio-campistas Arthur e Lucas Paquetá foram ausências notadas entre os 23 que atuarão nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, nos dias 9 e 13, contra Bolívia e Peru. Atletas em fase de experiência ganharam chances: Douglas Luiz e Bruno Guimarães.
"O Paquetá e o Arthur ficaram prejudicados pelo momento. Mas eles estarão no nosso acompanhamento", justificou o técnico Tite, que a seguir foi questionado sobre aspectos disciplinares referentes a Arthur, que em agosto se envolveu em acidente de trânsito alcoolizado.
"A não convocação do Arthur esteve diretamente ligada pela inatividade de quase três meses. Nos últimos jogos do Barça ele não esteve presente. Só esteve presente na Juventus em um jogo-treino. Está competindo com todos os outros, mas não tem a ver com aspecto disciplinar, mas sim de aspecto físico e clínico."
Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, deu explicações mais detalhadas para a ausência da dupla: "Tanto Arthur e Paquetá não participaram de nenhum jogo oficial. O Arthur de dois meses e meio para cá não jogou e o Paquetá jogou alguns amistosos. A minutagem pequena dos atletas dificultou a avaliação."
Arthur entrou em campo em uma partida oficial pela última vez em 27 de junho, ainda pelo Barcelona. Poucos dias depois foi envolvido em negociação com a Juventus e por enquanto atuou 45 minutos em um amistoso de pré-temporada. Já Lucas Paquetá, em partidas oficiais, jogou em 29 de julho. Na preparação para 2020/2021 são apenas dois amistosos disputados neste mês.
Sem contar com ambos, que acumulam dez e seis convocações com Tite, respectivamente, o espaço foi aberto para duas novidades: Douglas Luiz, em sua segunda chamada, e Bruno Guimarães, que estreará com a amarelinha - ele tinha sido convocado na data Fifa de março, mas os jogos foram adiados pela pandemia. Eles atuam por Aston Villa (Inglaterra) e Lyon (França).
Vamos buscar equilíbrio no meio-campo, com as possibilidades e nomes que temos. Uma equipe com padrão e identidade que vocês já sabem, principalmente em seus jogos oficiais, e ajustando para ter equilíbrio, desempenho e resultado."
Segundo Cléber Xavier, assistente de Tite e que também participou da entrevista coletiva de hoje, as duas novidades têm sido observadas há tempos: "O Douglas em Toulon e Bruno Guimarães no Pré-olímpico mostram a integração da base com o time principal e os dois estão atuando no momento e estão em boas condições. Conversas entre as comissões sub-20 e 23 foram o que nos trouxe fazer a convocação."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.