James saiu do Real sem custos para o Everton, diz ex-clube do jogador
O Banfield, clube argentino que o meia colombiano James Rodríguez defendeu profissionalmente entre 2009 e 2010, disse que o jogador saiu sem custos do Real Madrid para o Everton.
Por ter sido um dos clubes formadores de James, o Banfield deveria receber uma quantia da transferência do colombiano por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa (Federação Internacional de Futebol) — porém, como a transação ocorreu sem ter dinheiro envolvido, a equipe argentina não vai embolsar nada.
"Apesar dos relatos jornalísticas que indicavam que a transferência tinha um custo, situação em que o Banfield iria ser beneficiado com uma percentagem dessa quantia por ter contribuído para a formação do jogador, isso não aconteceu", disse o clube, em nota.
O clube argentino disse ter feito "as devidas consultas" para saber o quanto poderia ganhar com a transferência de James para o Everton.
"A transação foi feita sem custo, como se fosse um jogador grátis. As devidas consultas já foram feitas aos dois clubes envolvidos e às organizações correspondentes", disse Ignacio Uzquiza, tesoureiro do Banfield, em nota divulgada pelo clube.
"Em todos os casos, nos confirmaram que o clube (Banfield) não receberá dinheiro com o mecanismo de solidariedade", concluiu.
Na semana passada, o site fichages.com, especializado em mercado da bola, já havia reportado que a saída de James do Real para o Everton tinha se dado sem custos.
Segundo o portal, tanto o jogador como o clube espanhol acharam que essa era a melhor forma de conduzir o negócio. Na Europa, jornais davam conta de que a transação de James para o clube inglês havia se dado em torno de 25 milhões de euros (cerca de R$ 158 milhões na época).
James assinou com o Everton por dois anos no início de setembro. Até agora, o colombiano só atuou em um jogo com a camisa do time de Liverpool: contra o Tottenham (vitória dos Toffees por 1 a 0), na estreia do Campeonato Inglês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.