Renato completa 4 anos de Grêmio cheio de títulos, mas sob pressão inédita
Renato Gaúcho completa, hoje (18), quatro anos no comando do Grêmio. A terceira passagem pelo reservado do Tricolor começou em 18 de setembro de 2016, com anúncio oficial da diretoria do clube. Repleto de títulos, o treinador convive com a sequência de conquistas, mas um cenário inédito de pressão pelo momento ruim do time.
Num futebol marcado pelas repetidas trocas de treinador, Portaluppi é o mais longevo. Superou a desconfiança na chegada, estabilizou o time, e com menos de um ano no comando tirou o Grêmio do longo jejum de conquistas importantes ao erguer a taça da Copa do Brasil.
A sequência da história todo torcedor gremista tem na ponta da língua. Libertadores de 2017, Recopa e Gauchão em 2018, Gauchão e Recopa Gaúcha em 2019, Gauchão em 2020. Sete títulos em quatro temporadas.
Ao todo, a terceira passagem tem 259 jogos, com 136 vitórias, 68 empates e 55 derrotas, um aproveitamento de 61,2%. O Tricolor, pautado por um futebol ofensivo, marcou 396 vezes e sofreu 189 gols.
Mas as conquistas e os números positivos contrastam com o momento do time. O Grêmio vive uma fase bastante complicada. Depois de perder por 2 a 0 para a Universidad Católica, no Chile, pela Copa Libertadores, a delegação foi recepcionada por protestos da torcida. Um cenário inédito nesta passagem de Renato pelo comando. Até então, a união de aficionados era apenas para celebrar, agora foi em tom de cobrança.
Renato se vê pressionado pouco tempo depois de conquistar seu título mais recente, o Gauchão. Porém, mesmo na conquista houve ressalvas, já que a taça veio com derrota em casa para o Caxias, e graças ao placar conquistado no jogo de ida.
Nos últimos 11 jogos, o Grêmio tem apenas duas vitórias. Perdeu para o Sport em casa, empatou com Fortaleza, resultados longe do que o torcedor se acostumou a ver. Foram seis empates e mais três derrotas completando o recorte.
O time passa por um processo de busca de nova identidade. Além de resultados, tem oscilado em rendimento. Mas Portaluppi tem crédito com boa parte da torcida e, principalmente, com a diretoria. Por isso, se vê respaldado por tudo que já fez no comando do time.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.