Topo

Corinthians

Coelho e base: Corinthians revê cenário de "4ª força" da época de Carille

Dyego Coelho comanda treino do Corinthians no CT Joaquim Grava depois da vitória sobre o Bahia - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Dyego Coelho comanda treino do Corinthians no CT Joaquim Grava depois da vitória sobre o Bahia Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

19/09/2020 04h00

O Corinthians amenizou a crise com a vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na última quarta-feira (16), na Neo Química Arena. A receita para o triunfo contou com a presença de jovens da base, escalados por Dyego Coelho, que comanda o time de forma interina.

O cenário, com um técnico da casa e atletas lançados no Alvinegro, é similar ao do começo da temporada 2017, quando o time era apontado como a "quarta força" do Estado de São Paulo. Com essa alcunha, explorada até mesmo pelo clube, o Corinthians venceu o Paulistão e o Brasileirão.

Antes dos bons resultados, a equipe estava sob desconfiança, com um treinador da casa, assim como é Coelho. À época, Fábio Carille começou a temporada como treinador efetivado, depois de anos como auxiliar de Mano Menezes e Tite.

Com grana curta no clube, o Carille passou a usar atletas da base no time titular. Casos do volante Maycon e do lateral esquerdo Guilherme Arana, titulares durante aquela temporada. O treinador também foi responsável por lançar Pedrinho no time profissional, depois de o meia-atacante brilhar na conquista da Copa São Paulo.

O elenco corintiano de 2017 ainda tinha os seguintes jovens: o lateral direito Léo Príncipe, os zagueiros Pedro Henrique e Léo Santos, os volantes Marciel e Mantuan, o meia Rodrigo Figueiredo, os atacantes Carlinhos e Léo Jabá, além dos goleiros Matheus Vidotto e Caique.

O grupo de 2017, assim como o atual, também contava com Fagner e Jô, revelados pelo Corinthians. O centroavante se tornou um dos pilares do time ao marcar 25 gols na temporada e se tornar artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Como mostrou o Blog do Perrone, o Corinthians tem evitado acelerar a busca por um novo técnico, após a saída de Tiago Nunes, embora Andrés Sanchez tenha dito que a está atrás de um treinador.

A diretoria não pretende encaminhar nenhuma contratação até pelo menos o próximo jogo, diante do Sport, na Ilha do Retiro, na quarta-feira (23). Dessa forma, Coelho ganha fôlego para mostrar trabalho.

Diante do Bahia, Coelho, que é técnico do sub-20, escalou três jovens jogadores: o lateral esquerdo Lucas Piton, o volante Xavier e o meia Roni, autor de um dos gols do triunfo.

Corinthians