Topo

Brasileirão - 2020

Após novos casos no Fla, CBF debate chance de adiar jogo com Palmeiras

Funcionário desinfecta Estádio Monumental de Guayaquil antes de Barcelona (EQU) x Flamengo, ontem (22) - RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP
Funcionário desinfecta Estádio Monumental de Guayaquil antes de Barcelona (EQU) x Flamengo, ontem (22) Imagem: RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

23/09/2020 20h38

Após novos diagnósticos de covid-19 no elenco e no departamento de futebol do Flamengo, divulgados hoje (23), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agora considera o adiamento do jogo contra o Palmeiras, marcado para este domingo (27).

A princípio a CBF indicava que o surto de coronavírus no Flamengo não seria motivo para a suspensão da partida, como o próprio secretário-geral, Walter Feldman, informou ao UOL Esporte. No entanto a confirmação de mais cinco casos de covid-19 no clube pode mudar esta tendência. Atualmente, as áreas médicas do clube e da CBF estão conversando para a entidade entender melhor a situação.

Internamente, a entidade já considera a possibilidade de adiar a partida, mas evita tomar qualquer atitude por enquanto. A decisão de manter ou não o jogo será da Diretoria de Competições da CBF, após as conversas entre o Flamengo e a entidade.

Esta decisão passa por dois filtros: o primeiro é avaliar se há risco de propagação do coronavírus a partir dos jogadores do Flamengo, o que poderia resultar na infecção de palmeirenses, de árbitros e demais profissionais envolvidos no jogo de domingo. Se a CBF entender que não há este risco, o segundo filtro seria aplicar os critérios técnicos de possível adiamento, que dependem do número de desfalques.

Atualmente, o Flamengo tem 17 casos confirmados de covid-19. A lista inclui 11 jogadores; dois integrantes do departamento de futebol; o técnico Domenec Torrent;, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz; o vice-presidente de relações externas, Luiz Eduardo Baptista; e o presidente Rodolfo Landim.

Os atletas infectados são Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Diego, Bruno Henrique, Michael, Everton Ribeiro, Vitinho, Gabriel Batista, Renê e Thuler.

Ontem, o Palmeiras se manifestou contra o adiamento do jogo — e o fez publicamente. Em uma curta nota oficial divulgada nas redes sociais, o presidente Mauricio Galiotte argumenta que "o protocolo adotado para a competição contempla situações desse tipo. Não há, portanto, razão para que o jogo não aconteça".