CBF diz que Brasileirão teve 51 testes positivos de covid até a 10ª rodada
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que foram realizados 3.896 testes do tipo RT-PCR para detectar o novo coronavírus em atletas e treinadores dos 20 times do Brasileirão 2020 até a 10ª rodada: 51 testes deram positivo, o que representa 1,3% de taxa de positividade.
No total, foram considerados 9.690 testes feitos em 1.939 jogadores e treinadores das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Os dados estão no Portal do Médico da CBF, canal oficial de registro das anotações médicas e da elegibilidade de inscrição em súmula, como parte do protocolo de segurança para 236 partidas dessas competições.
O estudo foi pelo elaborado pelo Grupo Científico CBF, liderado pelo presidente da CNMF (Comissão Nacional de Médicos do Futebol), Jorge Pagura. Dos 9.690 exames das três divisões, 182 tiveram resultado positivo, ou seja, 1,9% dos casos.
A taxa de positividade da Série B é de 2,2%, com 76 testes positivos de 3.441 realizados. Já a Série C tem taxa de positividade de 2,3% após 55 testes darem positivo dos 2.353 realizados.
Na 10ª rodada da Série A, todos os 381 testes tiveram resultado negativo. A Série B também apresentou 0 positivo na 9ª rodada, a última incluída no relatório denominado "Resumo dos testes para COVID-19 (RT-PCR): análise por Série".
O exame RT-PCR identifica e confirma a covid-19. O teste busca detectar o RNA do vírus. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.