Suárez chora em adeus ao Barça e explica saída: técnico não contava comigo
O atacante Luis Suárez se despediu do Barcelona na manhã de hoje em uma entrevista marcada pela emoção. A caminho do Atlético de Madri, o uruguaio chorou depois de ouvir as palavras de agradecimento do presidente Josep Maria Bartomeu, disse que o clube o apoiou em momentos difíceis e indicou que saída tem como principal motivo uma opção do técnico Ronald Koeman.
"Às vezes, o jogador e o clube precisam de mudanças. Nesse caso, o treinador não contava comigo. Saio com a sensação de ter atendido às expectativas. Saio como terceiro artilheiro (da história do clube). É algo que não imaginei. Fico feliz por deixar uma boa marca. Houve bons e maus momentos. Que eles se lembrem de mim para o bem", disse.
Suárez deixa o Barcelona para atuar no Atlético de Madri mesmo tendo mais um ano de contrato com o clube catalão. O negócio foi fechado ontem, sendo que o clube madrileno pagará seis milhões de euros (cerca de R$ 39 milhões) em cláusulas variáveis, com o pagamento condicionado a metas estabelecidas.
Na entrevista, Suárez ainda se emocionou ao relembrar a confiança depositada pelo clube em um momento difícil, logo após a suspensão provocada pela mordida em Chiellini na Copa do Mundo de 2014.
"Sempre serei muito agradecido, o clube confiou em mim sabendo das condições em que chegaria depois do erro que cometi", disse, referindo-se ao fato de a equipe catalã ter mantido sua contratação mesmo com sua suspensão.
"Estou ciente de que uma etapa está terminando. Tenho que estar muito orgulhoso de tudo que fiz e por levar amigos comigo depois de todos esses anos. Sai um ser humano que tem sentimentos", disse.
Suárez mordeu Chiellini durante o duelo entre Uruguai e Itália na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, o atacante não foi expulso de campo, mas o lance flagrado por câmeras rendeu quatro meses de suspensão a ele, o que postergou a estreia no novo clube.
Despedida com a presença de veteranos
Jogadores mais experientes do elenco do Barcelona, Lionel Messi, Sergio Busquets, Gerard Piqué, Jordi Alba e Sergi Roberto compareceram à despedida. Ao final da entrevista, eles posaram ao lado de Suárez e dos 13 troféus conquistados pelo uruguaio no clube.
Luis Suárez sai para o Atlético de Madrid como o terceiro maior artilheiro da história do Barcelona, com 198 gols, e com 13 títulos em seis temporadas: um da Liga dos Campeões, um do Mundial de Clubes, um da Supercopa Europeia, quatro do Campeonato Espanhol, quatro da Copa do Rei e dois da Supercopa da Espanha.
"Foi um sonho realizado, mas nunca imaginei chegar a esses números. Aqui é preciso render sempre o máximo e não dá para saber quantos anos você vai ficar. Saio mais do que orgulhoso e satisfeito dos anos espetaculares e maravilhosos no Barça", comentou.
Suárez, de 33 anos, disse acreditar que ainda pode render em uma equipe de alto nível, como o Atlético de Madri.
"Eu me sinto capacitado para continuar jogando no Campeonato Espanhol, estou muito animado e quero provar que posso continuar competindo, se não no Barcelona, em outra equipe", analisou.
*Com informações da EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.